19 julho 2009

A PEÇA QUE FALTAVA

Não sei... mas não posso dizer que o treinador Leão não está fazendo um bom trabalho no time do Leão. Aos poucos o time vem ganhando cadência de jogo e tivemos nesse último um segundo tempo bem convincente.

Não, não vou mais por a culpa na arbitragem. Até porque estamos carecas de saber que, ano após ano, os homens de preto apitam para os times da "Audiência do Plim Plim".

Mas vejo algumas ressalvas em críticas feitas a Émerson Leão e acho muito injusto chegarmos a essas conclusões.

1- Não acredito que Leão veio apenas buscar seu dinheiro e está se lixando para o seu trabalho aqui na Ilha. Leão tem todos os defeitos, mas nunca foi mau caráter. E, no mais, a dívida dele já estava para ser executada pela justiça, ou seja, certamente o pagaríamos da mesma forma, talvez até perdendo patrimônio.

2- Entre lesões, contusões, convocações, problemas pessoais e corpo mole, Leão sequer conseguiu repetir uma escalaçãozinha sequer. Nunca é a mesma zaga, nunca é o mesmo ataque, nunca é o mesmo meio-campo.

No jogo de hoje contra o Avaí, por exemplo, o Sport (mais uma vez) joga com 2 desfalques e 1 reforço: Hamilton e Vandinho suspensos são os desfalques; Guto é o nosso único reforço por não poder nem ser relacionado devido a sua expulsão. Mas conta com a volta de Weldon e do César Lucena.

3- O capítulo CIRO é algo a parte nesse post. Leão foi duramente criticado por tirar o nosso menino de campo. Tudo bem que ele é a "galinha dos ovos de ouro" do Sport, tudo bem que ele está em alta na seleção sub-20, tudo bem que ele é uma promessa e bate um bolão. Mas cá pra nós... Tudo bem se ele não marca gol desde abril? Ciro tá devendo jogar mais bola há um tempão.

Alguém parou pra pensar alguma vez que o fato de Leão e Nelsinho não entrarem com ele de titular foi para poupar o jogador e não queimá-lo? O frisson causado, flashes, a síndrome da celebridade relâmpago, mídia, fãs, idolatria, promessas de uma europa milionária podem sim ter afetado o desempenho do jogador. Boa sorte na seleção, Ciro. Mas se liga na Ilha.

4- Elenco. A novela CONTRATAÇÕES já estamos acompanhando diariamente. Esperando anúncios que não vem. Contamos com um elenco que não tem peças para reposição em um campeonato tão longo. A falta de jogadores para certas posições faz com que o tópico 2 seja bastante relevante. Culpa da diretoria? Em parte. Mas estamos vendo apenas um lado da moeda. E moeda é algo que tá difícil aparecer lá na Ilha. Folha paralela, dívidas sendo executadas, dinheiro necessário retido pelo Banco Central. Não é tão fácil assim corrigir erros do passado. Mas temos que pensar numa gestão responsável sim.

5- ADAPTAÇÕES. Por conta de tudo isso, o técnico Leão vive em uma constante dor de cabeça na Ilha. Como suprir peças sem ter as mesmas à disposição? Hoje vamos com Fabiano (VOLANTE) de atacante ao lado de Weldon. Em termos de gols o jogador vem correspondendo e aparecendo bem. Está mantendo a regularidade e é sempre um elemento-surpresa na área adversária. Mas hoje não. Ele será ATACANTE mesmo e não surpresa. Quem sabe se Leão não acerta e descobrimos (assim como Nelsinho descobriu o volante Moacir na lateral-direita) que FABIANO é a PEÇA QUE FALTAVA no nosso ataque QUEBRA-CABEÇA.




Eu acredito! Sport 3 x 1 Avaí. Com gol de Fabiano.






Nenhum comentário: