06 agosto 2009

UMA PILHA DE NERVOS


Apesar de estar uma pilha de nervos para esse joguinho de hoje, eis um post bem positivo, positivo e negativo, já que falamos de pilha e, afinal, estamos prestes a receber aquilo que ninguém quer, e se a vitória não chegar hoje ela cairá nas nossas mãos: A LANTERNA do Brasileirão.

Pensando nisso, já começamos a elaboração de métodos e técnicas para evitar que ela se apague. Estamos reunindo todas as informações necessárias para a construção de acumuladores de energia, as famosas pilhas voltaicas.

Abaixo seguem modelos já experimentados nas versões baú e tanque.


Para o caso de ficar caro esse negócio de comprar pilhas, acabarem os carregadores no mercado, passar o prazo de validade, etc.

VEJA O QUE DIZ A ENCICLOPÉDIA WIKIPEDIA

Funcionamento de uma pilha.

Suponhamos, por exemplo, que separemos fisicamente a barra de zinco de uma solução de sulfato de cobre. O zinco é imerso numa solução de sulfato de cobre, assim como uma barra de cobre. As duas barras encontram-se interligadas eletricamente mediante um fio. Este dispositivo forma uma pilha.

As barras de zinco e de cobre são denominadas eletrodos e fornecem a superfície na qual ocorrem as reações de oxidação e de redução. Se os eletrodos de zinco e o cobre forem ligados entre si, por meio de um circuito externo, haverá um escoamento de elétrons através desse circuito, do eletrodo de zinco para o de cobre, em cuja superfície serão recebido pelos íons Cu+2. (lembra-se da fila de reatividade!).

E esses íons serão reduzidos e os átomos de cobre se depositaram na superfície do eletrodo de cobre (eletrodeposição).Nesta célula o eletrodo de zinco é denominado ânodo. O ânodo é um eletrodo no qual ocorre a oxidação:

Zn(s) \longrightarrow Zn2+ + 2e (reação anódica)


O elétrodo de cobre, nesta composição, será o cátodo, um eletrodo no qual se realiza a redução.


2e + Cu2+ \longrightarrow Cu(s) (reação catódica)


Logo,

  • Ânodo = local onde ocorre oxidação
  • Cátodo = local onde ocorre redução


À medida que se vai realizando a reação da célula, os íons de zinco migram afastando-se do ânodo de zinco, em direção do eletrodo de cobre, à semelhança do que ocorre com os íons de cobre. A pilha pode conter uma parede permeável ou uma ponte salina (com cloreto de potássio, os íons Cl migram em direção ao ânodo e os íons K+ migram em direção ao cátodo) que fazem o contato entre as duas células. As reações de eletrodo e a reação da célula são:

  • Ânodo : Zn (s) \longrightarrow Zn2+ + 2 e
  • Cátodo : 2 e + Cu2+ \longrightarrow Cu(s)
  • Reação Global da Célula: Zn(s) + Cu2+ \longrightarrow Zn2+ + Cu(s)


OLHE QUE DÁ MEDO ATÉ DE COMENTAR.


Nenhum comentário: