16 novembro 2009

Imparcialidade Parcial



Microfone para a Torcida do Flamengo
Por Guilherme Rocha*
Acabo de flagrar a instalação de dois microfones em frente à arquibancada destinada à torcida do Flamengo aqui no estádio dos Aflitos. Moro num prédio situado atrás da referida arquibancada, o que me permite registrar a imagem.


(Imagem do setor da arquibancada do lado do Country Club, onde ficará a torcida do Flamengo)

(Detalhe do equipamento utilizado pela emissora)

A exemplo do que foi feito no jogo Sport x Corinthians no ano passado pela Copa do Brasil, os telespectadores terão uma impressão equivocada da participação das torcidas no estádio, com o áudio da torcida visitante superando o da maioria.

Recentemente assisti ao jogo entre Fortaleza e Vasco, no estádio Castelão (em rede nacional pela TV Gobo), onde tal estratégia foi também descaradamente utilizada, mostrando um comportamento tendencioso em favor dos times do eixo Sul-Sudeste.

Faço essa denúncia na tentativa de coibir a repetição de tais comportamentos por parte da imprensa, que por definição em eventos esportivos deveria observar a imparcialidade, e ainda para que isto não passe despercebido mais uma vez sem que haja ao menos uma crítica formal.

*Guilherme Rocha é torcedor do Náutico

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Em tempo. Eu sei que esse é um novo post com opinião de um torcedor Barbie Rosa, porém é uma contundente evidência que reforça a minha campanha VOLTA NORDESTÃO.

Ontem vi o resultado da pesquisa da Rede Bobo no qual a maioria dos torcedores pernambucanos preferem seus times brigando pra não cair da Série A, do que brigando pelo título na Série B. Um absurdo.

Você preferir vencer 7 ou 8 partidas dentro de 38 e sofrer nas outras 30 é coisa de masoquista. Essa denúncia acima relata o quanto os times do Nordeste não são valorizados pela mídia do sul-sudeste e CBF.

Lembro do saudoso e glorioso jogo Sport x CUrintia na final da Copa do Brasil de 2008... Ilha lotada... uma verdadeira massa em vermelho e preto, do outro lado em quantidade ínfima uma pequena "mancha" curintiana destoando da paisagem do estádio.

Contudo, para quem viu o jogo pela TV, estranhamente só se escutava a torcida visitante. A transmissão da Bobo não passava a realidade do estádio. Parecia que aquela poeira de curintianos tinha intimidado mais de 30.000 rubronegros... Não era o que acontecia. Como no jogo Náutico x Flamerda, a Bobo instalou microfones só na torcida do time do sudeste. E MANIPULOU o clima do estádio como quis.

Voltando ao glorioso jogo de 2008, ainda lembro do "entusiasmo" do babaca do Cléber Machado ao narrar os gols do Sport... narrador de velório narraria com mais entusiasmo que aquilo. E ainda, no meio da transmissão, os comentários SUPERPARCIAIS: "Agora mudou tudo, quem tem a vantagem é o Sport... E aí, Caio, o Curintia tem como virar?" e o babaca-comentarista responde "Dá sim, o Curintia tem time pra isso, basta se posicionar melhor que ele tem time e totais condições de reverter essa situação." ... No final do jogo, a Ilha e Pernambuco comemoraram o triunfo heróico do Leão, porém a chamada do Jornal da Globo logo após o jogo foi: "Fim de sonho... Curintia PERDE a Copa do Brasil"... Como assim? Essa chamada era para ser "Sport GANHA a Copa do Brasil". Maaaaasssss... midia do sul é mídia do sul. O que fazer?


VOLTA NORDESTÃO
com Liga Independente dos Grandes CLubes do Nordeste

Só Fernando Paulino aderiu a minha campanha, quem mais adere?



3 comentários:

Fernando Paulino disse...

SIM, SIM. EU ADIRO.

E SE ME PERGUNTASSEM ONDE A GLOBO DEVERIA INSTALAR ESSES MICROFONES EU DIRIA ... ALGUMA COISA... BLABLABLA... ...GALVÃO BUENO... ...CLEBER MACHADO... ...ZÉ ROBERTO...

E ... JÚNIOR.

gugacoutelo disse...

Sim, eu estou aderindo. Volta nordestão!!!!

Dan Coutelo disse...

Valeu... agora somos 3 aumentando o coro... VOLTA NORDESTÃO!