12 setembro 2009

UUUHHHH... "ERA" FUMAGALLI...

Foto: Wilson Neto

E eis que mais uma novela da TV Sport - que tinha a maior cara das Novelas da extinta da TV Tupi pela duração - chega ao fim. A novela FUMAGALLI teve uma reta final melancólica. Contudo, devido aos seus altos índices de audiência nos anos de 2006 e 2007, a trama ganhou fãs fiéis - e até cegamente condescendentes - para os capítulos de 2008/2009.

Fumagalli É ídolo no Sport por direito adquirido, por merecimento, por tudo que ele fez para/pelo o clube; por uma passagem que misturou o seu talento com a plena afinidade e empatia da torcida. E nunca deixará de ser.

Mas os ares (ou petrodolares) árabes não fizeram bem ao seu futebol. Com os direitos de transmissão da novela migrados para a Arábia, a torcida rubronegra ficou com um hiato da trama por um mais de um ano. Em 2008, quando a novela voltou a ser retransmitida, o roteiro já não era o mesmo.

O Fumagalli 2008/2009 estava anos-luz aquém do de 2006/2007. Um jogador irregular, convivendo com bancos e mais bancos de reservas (quando relacionado), com meros (e escassos) lampejos do velho Fumagalli de outrora.

Uma pena. Eu - não com mágoa - ainda lembro daquele penalty perdido nas oitavas de final da Libertadores contra o Palmeiras: uma cobrança displicente e apática, longe do perfil "DO CARA" que entra pra resolver. Aliás, até resolveu... pro nosso adversário. (E não que eu esteja me esquecendo que outros também perderam o penalty, não tô dizendo isso).

E não se pode dizer que não foi por falta de oportunidade que Fumagalli não teve uma sequencia de partidas, treinadores bem que tentaram, mas ele não conseguiu produzir com a mesma eficiência da Série B na Séria A.

Mas, incrivelmente, seus fãs o eximiam de qualquer coisa, o canonizaram cegamente, Fumagalli tinha virado santo de fiéis de uma fé cega. Ai de você falar mal do Fumagalli, você logo seria xingado de Tricobarbie, de não ser torcedor do Sport, de torcedor de momento, etc etc etc (nas nossas pesquisas lemos vários desses "xingamentos" nos Fóruns que tinham o cara como pauta, e todos os que falavam mal dele recebiam essas delicadezas).

Mas ontem, a novela parece, realmente, ter chegado ao fim. Fumagalli será transmitida (ao menos até o final do ano) em São Januário. Espero que com uns capítulos melhores.

Isso sim é um final mais digno para um Ídolo: a possibilidade de voltar a brilhar em outro clube, ao invés do ostracismo velado das não relações sequer para um banco de reservas do Sport.

Boa sorte e obrigado por tudo, Fumagalli.

Mas que nessa segunda passagem pelo Leão o salário e a proteção recebida de alguns torcedores não condizia com o futebol apresentado, não condizia não.

Nenhum comentário: