11 junho 2014

FOB NA COPA: A COPA JÁ COMEÇOU... MENOS PARA O RECIFE.


Muito triste. Enquanto todo o país já respira e vive o clima do maior espetáculo do futebol mundial, o Recife simplesmente segue escanteado e alheio a tudo que vem acontecendo em nossa volta. Pena para a população que perderá grandes oportunidades de vivenciar outros lados do evento.

A cidade, que vai sediar 5 jogos da copa, conseguiu as seguintes proezas:

1. Não ser escolhida por nenhuma das 32 seleções como "base". Muito por conta da péssima avaliação durante a Copa das Confederações. 

2. Não cumprir o prazo de seus "planos de mobilidade". O que foi entregue foi uma "estação" de metrô que não suporta a demanda dos dias de jogos e que não está logisticamente bem localizada (a 3km do estádio); um sistema de corredores de ônibus incompletos; e um péssimo único acesso viário à Arena Pernambuco (única obra "pronta" mesmo sem os LEDs que a iluminariam a noite).

3. Ser a única cidade-sede de uma Copa da história a não ter uma Fan Fest de verdade. E nem adianta dizer que vai rolar ali perto do Paço Alfândega. O evento (QUE ERA UMA DAS EXIGÊNCIAS NO TERMO DE COMPROMISSO ASSINADO PELA CIDADE) não terá o mesmo peso que nas demais capitais. Não terá atrações musicais e com a saída de uma das empresas organizadoras locais, ficou ainda mais incerto se exibirão todos os jogos. A desculpa de "não gastar" com o evento soou até como uma provocação. Depois de todo o dinheiro jogado fora e a promessa que no final estes gastos trariam investimentos para a cidade/estado, as contrapartidas oferecidas à população, empresários e trabalhadores 
locais (que acreditaram nas promessas e investiram para o evento), torcedores e turistas foram desconsideradas na cara lisa. Uma vergonha e um verdadeiro prejuízo.

4. CTs de Sport e Náutico não serão sequer usados pelas seleções. A propaganda do Recife foi tão negativa na Copa das Confederações que nenhuma seleção se arriscou de vir treinar por aqui. O não investimento na mobilidade e no acesso aos CTs no ano passado, foi um dos fatores determinantes. As que jogarão por aqui chegarão no dia anterior e só farão o treino de reconhecimento do gramado... NA ARENA. E SÓ! Depois disso é "Adeus, Recife!". Mais um prejuizo.



Enquanto isso, na Bahia, os jogadores da Alemanha assistiram apresentações de índios Pataxós e já confraternizaram com torcedores dos times locais.


Os Ingleses, instalados no Rio, já passearam na praia e posaram para fotos. Holandeses também. A Argentina e o Uruguai são recebidas com festa em Minas Gerais. A Espanha chegou em Curitiba...

Até o MÉXICO que fará todos os seus jogos da primeira fase no Nordeste preferiu se instalar em Santos.

"Se todos que estavam defendendo a realização da Copa no Brasil argumentava que seria a oportunidade de divulgar a cidade para o Mundo, o momento mais importante seria esse: os dias que antecedem às partidas, o desembarque das seleções, a hospedagem, o dia-a-dia, a preparação, o contato direto com a torcida. Recife não está vivendo este clima." (Marcelo Cavalcante - Blog Arquibancada)

Ou seja... o Recife já perdeu... e para a gente a Copa nem começou ainda.

Uma pena.

Nenhum comentário: