04 setembro 2014

VITÓRIA 2x1 SPORT: UM POST COM CINCO TÍTULOS

Sabemos que é um título estranho, amigos do FOB, mas foi o que melhor se adequou. Após o segundo gol do Vitória, a raiva e frustração diante do fiasco na principal meta do clube no ano, deram lugar à criatividade e formulamos diversos títulos. Como não gostaríamos de descartar nenhum, decidimos fazer um post com todos. Então... lá vai.


VITÓRIA 2x1 SPORT: DESISTIR DA COPA DO BRASIL PRA ISSO?!



Em 09 de abril de 2014, o Sport oficialmente conquistava uma vaga na Sulamericana deste ano. A competição internacional passou a ser a grande meta do Clube que, para tanto, mesmo tentando desconversar, descaradamente e com aprovação de boa parte de sua torcida abriu mão da Copa do Brasil. O resultado foi mais uma eliminação para o Paysandu.

Apesar de alguns ditos rivais tentarem zoar o fato, a imprensa Alcione pernambucana querer fazer uma verdadeira celeuma disso e alguns memes com o Pikachu circularem na internet, a torcida não estava nem aí. A eliminação acontecia para bem maior. Era algo decidido.

Ao assistir aos 180 pífios minutos rubronegras na competição, uma pergunta paira no ar: Valeu a pena o prejuízo que se tomou ao não seguir na competição nacional?

A resposta, todos já sabem. Aliás... depois de tanto comprometimento (só que não) na competição internacional, já nem saberíamos se esse time conseguiria passar do "TEMIDO" Papão.


VITÓRIA 2x1 SPORT: UM VEXAME ATRÁS DO OUTRO



Não adiantava mais chorar pelo leite derramado. A Copa do Brasil era coisa do passado. TINHA QUE SER! O Sport entrar em confrontos internacionais após a palhaçada promovida no ano passado seria uma prestação de contas com a torcida e com toda a história do clube. Ao invés disso, além da eliminação consentida na Copa do Brasil, vieram tambémos os vexames.

E em uma sequência de fazer inveja à Hiena Hardy, o Sport conseguiu a proeza de perder VEXATORIAMENTE para 3 lanternas diferentes da competição. A mais emblemática: a eliminação da sulamericana pelo Vitória-BA.

Com os resultados, o rubronegro pernambucano não só foi  responsável direto pela franca recuperação de Flamengo e Figueirense, como também abafou a crise do Fluminense, a seca de gols do Fred, garantiu a classificação de um desinteressado e fraquíssimo Vitória para a fase internacional e, o pior de tudo, amargou um baita prejuízo financeiro com a sua desclassificação.

Impressionante.


VITÓRIA 2x1 SPORT: INCOMPETÊNCIA E FALTA DE COMPROMISSO

Não tem muito o que dizer, a não ser "mereceu o castigo". Se há um grande responsável pelo conjunto da obra de todos os 180 minutos do Sport na Sulamericana, diríamos que foi o descaso com a mais aguardada das datas do calendário do futebol rubronegro.

Diante de um arrumado de jogadores do Vitória, sobrou incompetência para o ineficiente ataque do rubronegro pernambucano. Vamos aos melhores lances da melancólica despedida do Leão da Praça da Bandeira (se houver).




Os 63% de posse de bola e os 17 chutes em gol do Sport contra 5 do Vitória podem até ludibriar os desavisados, mas a verdade é que o Sport jogou apenas 30 dos 180 minutos dos dois jogos que disputou.


E nesses 180 minutos vimos um fraquíssimo mistão do Vitória ser extremamente eficiente. Convertendo em gols as poucas oportunidades que teve, bem como um Sport absolutamente ineficiente, displicente, sem recursos, previsível e completamente alheio aos anseios de seu clube e da sua torcida.

O resumo do fiasco de ontem foi muito bem descrito por Carlyle Paes Barreto no seu twitter: "Sport acabou o jogo com 4 atacantes: um não dribla, outro não sabe chutar, outro não se movimenta e o último não faz nada." 



E nem adianta o Neto Baiano vir com este pedido de desculpas: “Gostaria de pedir desculpas para os torcedores. A gente perdeu para um time que não poderia ter perdido, com todo respeito ao Vitória”. Mas assim como os outros, faz tempo que está devendo e muito.

O Sport tinha obrigação de se classificar, principalmente por ser o único a ter real interesse na competição. Faltou sombra para muitos dos jogadores ditos titulares... e vergonha na cara. 


VITÓRIA 2x1 SPORT: MENOS, EDUARDO.



"- Coloco o Sport como um dos favoritos. O Sport tornou-se especialista em mata-mata". Essa frase que o treinador Eduardo Baptista disse em entrevista para o site do globo esporte

Nas palavras do treinador, toda a confiança de sua torcida. Contudo Eduardo foi traído por seu prognóstico e assombrado pelo fantasma da soberba natural de qualquer treinador que buscava 100% de resultados nos campeonatos que disputou (não, aqui não contamos a Copa do Brasil).

Até imaginamos o tamanho da frustração do treinador com os dois resultados, mas não podemos deixar evidenciar que essa desclassificação foi uma tragédia anunciada.

Faltou humildade para reconhecer a falta de qualidade e limitação do elenco. Sobrou teimosia ao insistir na titularidade e respaldo de alguns jogadores. Faltou ousadia para mudar o já manjado esquema de jogo.

O Sport do início da era Eduardo não é o mesmo do Sport que estamos vendo ressuscitando lanternas e times em crise. O Sport da Era Eduardo sabia de suas limitações, por isso era extremamente tático, compacto e muito eficiente ao jogar por "uma bola". Hoje o time bate cabeça em campo, a zaga é uma mãe mesmo com Durval em campo e o ataque pífio. Não vamos mencionar o meio campo, pois isso é um problema crônico no time rubronegro já faz algum tempo.

É bem verdade que a Diretoria não teve competência para fazer as contratações no momento da parada da copa, insistiu em novelas intermináveis e no final, já com o campeonato em andamento, prometeu reforços que viriam para jogar de imediato e trouxe jogadores ou contundidos, ou fora de preparo.

Também é sabido que o DM rubronegro está abarrotado e com alguns dos principais jogadores do time. Mas mesmo assim o treinador defendeu que o grupo que tinha disponível era competitivo.

Mesmo com Azevedo, Rithely, Wendell, Danilo, Patric e Ferron de titulares. Fazer o quê?!


VITÓRIA 2x1 SPORT: POR QUE AZEVEDO?



Apesar de termos severas críticas a postura de todos nesses dois jogos, o FOB ainda tenta entender uma coisa: COMO Felipe Azevedo continua intocável no time titular?

O sujeito chegou como promessa e ótimo "custo x benefício" pelo histórico de ausência de lesões e seu preparo físico, mas virou decepção e sinônimo de "um a menos" no time durante todas as partidas.

O mais estranho é que ele veio para ser a solução do ataque rubronegro, mas sua função está muito mais para auxiliar de lateral do que qualquer outra coisa. O seu rendimento para um atacante é pífio: perde uma quantidade de gols absurda, é pouco produtivo em contra-ataques e erra muitos passes.

Com todos esses números positivos, esse infeliz consegue ser titular absoluto no time?! Nem um concursado tem tanta estabilidade no cargo quanto ele. Ontem ele podia ter matado o jogo em um lance limpo, claro e sem marcação... mas preferiu manter sua regularidade individual mais uma vez.

O desgaste e a paciência da torcida com o jogador se esgotaram... será que a diretoria ainda não percebeu isso? Ou será que Azevedo reinará absoluto no seu posto fixo no plantel titular?

Acorda, Sport! Porque esse ano se dormiu tanto no ponto que agora é tarde. A busca do nosso tão sonhado título internacional ficou para o ano que vem!

Saudações Rubronegras!

Nenhum comentário: