11 agosto 2014

FLAMENGO 1x0 SPORT: O CASTIGO PELO EXCESSO DE "HUMILDADE"


E aconteceu o que todos temiam: o Sport conseguiu se sacramentar como principal levanta-defunto do futebol nacional. O beneficiado da tarde, nosso principal rival: o FlaGlobo.

Jogando um futebolzinho "bunda-na-parede", o time pernambucano não se deu ao trabalho nem de impor a sua melhor fase diante da péssima em que estava seu rival. Vamos aos "melhores" momentos.



Após um primeiro tempo até equilibrado, o Sport voltou para o segundo tempo já satisfeito com o zero a zero do primeiro tempo. Abdicando totalmente de atacar para fazer uma blitz de 45 minutos na sua defesa. O resultado disso não poderia ser outro: gol nos minutos finais de jogo, impossibilitando esboço de qualquer reação pelo time da praça da bandeira.


Com o COMBO-LANTERNA-DUPLO, o Sport voltou de seu tour de jogos fora da Ilha com ZERO PONTOS na bagagem. Duas rodadas sofríveis, pois nós, do FOB, achávamos que o Leão voltaria trazendo 4 pontos tranquilos dessas 2 rodadas. E as derrotas "acenderam a luz amarela", sem trocadilhos, na Ilha do Retiro e levantaram as desconfianças dos que fazem este blog.

Claro que ainda temos confiança no trabalho de Eduardo Baptista e sabemos de sua competência, mas ontem o comandante rubronegro foi o grande responsável pelo péssimo resultado.


Eduardo escalou mal e mudou pior ainda. Apesar da inconfundível aplicação tática do time, faltou ousadia, eficiência e um plano de ataque para o escrete rubronegro. Faltou também CORAGEM para se impor.

Desde antes do jogo contra o Figueirense, o treinador tenta conter o clima de euforia e já ganhou da torcida rubronegra, traçando metas críveis. Isso é louvável. Quando todos sonham com libertadores, ele quer primeiramente apenas chegar entre os 8 primeiros. Não somos contra essa postura, sonhar é algo para os torcedores mesmo... mas pelas bandas da ilha do retiro está faltando um pouco mais de ambição nos discursos.

É muita humildade, humildemente, respeito ao adversário, não tem jogo fácil e blá blá blá. O foco nesse discurso está tão exagerada que as vezes dá a impressão que o Sport esquece o tamanho que tem para se portar como uma espécie de "primo pobre" do futebol nacional. Um arregueiro numa festa de "bacanas".

Todo esse "respeito e consideração" dados a adversários fraquíssimos como o FlaGlobo e Figueirense, fez o time entrar quase que subserviente nos dois confrontos. Implorando para levar uma pisa dentro de campo.

Humildade pode ser pregada sim, mas não ISSO que beira o coitadismo. Para nós, humildade é fazer um trabalho sério, ser profissional, honrar compromissos a camisa e trabalhar dentro da sua realidade. Ser humilde é levar para dentro de campo o melhor que você tem e dar o máximo que você pode. Ousadia e vontade de vencer não se desassociam desses preceitos. Pelo contrário. Se você entra em uma partida para fazer o melhor e vencer, significa que você respeitou o adversário que tinha e fez o melhor para batê-lo.


Era assim que o Sport deveria se portar. Mas agora é bola pra frente, só esperamos que os pontinhos desses confrontos não nos façam falta lá na frente.

Eduardo é jovem, promissor, novo na profissão, mas, claro, será passível de erros como qualquer treinador. Sabemos que vem tirando leite de pedra do elenco limitadíssimo que a passiva diretoria de futebol do clube lhe ofereceu. Mas críticas a morosidade da diretoria ficarão para outro post...

... esse, humildemente, já está longo demais.

Que venha o Atlético-PR.

Saudações Rubronegras.

Nenhum comentário: