16 junho 2011

EXTRA! SPORT ENTRA NA BRIGA PELA TAÇA DE BOLINHAS EM DEFINITIVO

O ano... 1987.

O Sport SAGROU-SE Campeão Brasileiro. Único, legítimo.

Após isso começou uma disputa covarde contra o Leão da Praça da Bandeira.


De um lado o FlaGlobo, o FlaCBF, o FlaDinheiroFácil de uma corja que acha que tudo pode. Do outro lado, o Sport Club do Recife, pernambucano, nordestino. Representante de uma minoria diariamente marginalizada pelo eixo sul - sudeste.
Para eles lá somos todos "paraíbas".

24 anos se passaram, muitas lutas dentro e fora de campo para dignificar o gesto do nosso capitão leonino, Estevam Soares.


Essa semana ganhamos o campeonato de 1987 novamente.

PRIMEIRO TÍTULO
07/02/1988
Após o empate por 1 x 1 em Campinas, em 30 de janeiro, o Sport venceu o Guarani por 1 x 0, na Ilha do Retiro, com um gol do zagueiro Marco Antônio, e conquistou o título brasileiro de 87 no campo. Só então a tradicional "taça das bolinhas" (símbolo oficial do Campeonato Brasileiro entre 1975 e 1992) foi entregue ao capitão Estevam Soares assim que a partida acabou.

SEGUNDO TÍTULO

10/02/1988
O Sport entrou na 10ª Vara da JF (primeira instância) com uma ação ordinária declaratória pedindo o reconhecimento do título, substituindo a ação cautelarque manteve o regulamento com o cruzamento dos módulos. O documento foi contra a União Federal (na figura do CND), CBF, Flamengo e Internacional. Juiz do caso: Antônio Bruno de Azevedo Moreira.

TERCEIRO TÍTULO

25/10/1988
Ação cautelar pedindo a proibição de circulação e comercialização do álbum de figurinhas da Copa da União de 1988 (da editora Abril), que tinha o Flamengo como o campeão de 1987. O Sport ganhou a causa e os álbuns foram retirados das bancas de todo o país.

QUARTO TÍTULO

02/05/1994
Sentença da 10ª Vara da Justiça Federal/PE proferida pelo juiz Élio Wanderley de Siqueira Filho, confirmando o título de 1987 para o Sport. O processo de número 00.0004055.0 teve 11 páginas. Abaixo, um trecho do texto original.

"Para declarar válido o regulamento do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional de 1987, editado pela diretoria da CBF; declarar ainda necessária a aprovação da integralidade dos membos do Conselho Arbitral da dita entidade para a sua modificação, determinando a CBF e a União Federal (Conselho Nacional de Desportos) que se abstenham de ordenar a convocação, convocar ou acatar a decisão do Conselho Arbitral, tendente à modificação do citado regulamento, sem a deliberação unânime de seus membros, concluindo, por determinar que seja reconhecido o demandante (Sport) como campeão brasileiro de futebol profissional do ano de 1987, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)".

QUINTO TÍTULO
24/04/1997 Sentença do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região/Recife, negando a apelação requerida pela União, nos termos do voto do relator, o juiz Abdias Patrício.

SEXTO TÍTULO

23/03/1999
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Waldemar Zveiter, não julgou o mérito do caso, aceitando a sentença original da 10ª Vara. E negou seguimento ao agravo da União, que não atendeu aos requisitos exigidos pelo Códico de Processo Civil (CPC). Assim, a maior instância da justiça brasileira manteve o Sport como único campeão brasileiro de 1987.

SÉTIMO TÍTULO

16/04/2001
Fim do prazo para o Flamengo entrar com uma ação rescisória, que era a única hipótese para tentar modificar a decisão judicial definitiva, apresentando uma nova evidência no caso. Não conseguiu. Caso encerrado.

OITAVO TÍTULO 27/05/2011 A Justiça Federal acaba de derrubar uma resolução da Confederação Brasileira de Futebol (em 21/02/2011) que ignorou a justiça e decidiu por conta própria dividir o título de Campeão Brasileiro de 1987. Assim, a conquista, que é do Sport de fato e de direito, volta a ser exclusivamente nossa.

No dia 15/06/2011 a Confederação Brasileira de Futebol revogou o ato que declarava o Flamengo como Campeão Brasileiro de 1987 ao lado do Sport e declarou o rubro-negro pernambucano como único campeão daquele ano. (Veja o ofício da CBF no post anterior).


Bom, depois de tantas vezes que ganhamos esse título, nada mais justo do que brigarmos para que a taça de bolinhas fique por aqui, afinal fomos PENTA em 1997, ou seja, antes que todo mundo. Sport OCTACAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987.


Alô, Caixa, lustra essa Taça de Bolinhas que a gente vai levar.

#SPORTUNICOCAMPEAOBRASILEIRODE1987

#CHUPAFLAMEGO



Referências Históricas:
Site Oficial do Sport Club do Recife
Site do Diario de Pernambuco - Super Esportes - Arquivos 1987

YouTube

Nenhum comentário: