15 junho 2011

BURRO? SERÁ MESMO?


Ontem, mesmo sendo 1x1, o Sport PERDEU. Perdeu a chance de voltar à liderança da competição, perdeu gols pra dedéu, perdeu pontos preciosos. E parece que mesmo depois de trocilhões de posts desses blogueiros que vos falam, infelizmente teremos que repetir o óbvio para ver se alguém na Ilha assimila: TIME QUE QUER SUBIR (OU SER CAMPEÃO) NÃO PERDE PONTO PRA LANTERNA.

Essa sina disgramada nos acomete desde a não-saudosa gestão do Sílvio LEÔNCIO Guimarães (o Clóvis Bornay do Troféu Agora Pronto) e não tem pai Carlos, Exu Brabo, Boi, Búfalo, Bode, Avestruz, nem sequer Tiranossauro que nos livre dessa zica.


Como bom rubronegro aborrecido com o resultado, fui buscar explicações para o ocorrido nas discussões noturnas dos fóruns do Sport nos sites amigos.


E o povo não poupou ninguém.
Pediram a cabeça do Hélio, do Marcelinho, do Paulista, até a do Lúcio Surubim queriam. E a única coisa que ele fez ontem foi ser sensato. Culparam até o zagueiro Igor, mesmo ele não sendo sequer relacionado.

Com a frustração de ter perdido pontos no Bolão do Sport em todas as etapas finalmente baixando, comecei a avaliar várias situações no jogo que me chamaram a atenção.

O time do Sport está sim respondendo melhor no 3-6-1. Pode até parecer um esquema retranqueiro, mas Hélio está sendo muito inteligente. O time ganhou volume de jogo, consistência em campo e mais velocidade. Engana-se que o Sport só ataque com Bala. O esquema de Hélio permite que o Sport ataque com 5 homens (Bala, Marcelinho, William, Moacir e Fernandinho) e defenda com 6 (Tobi, Gabriel, César, Hamilton, Rithely e um dos dois alas). Ou seja, por termos laterais mais leves e velozes, o 3-6-1 dá total liberdade a eles de partir para cima dos adversários.

Avaliem imparcialmente o primeiro tempo da partida. O Sport dominou o jogo. Não foi um falso domínio não, o Sport criou oportunidades, chegou em gol, anulou tanto o Duque de Caxias que quase Magrão teve que pagar ingresso por só assistir o jogo. A superioridade leonina foi tanta, que viramos o tempo ganhando o jogo (placar magro para o que produzimos).

O grande diferencial nesse esquema não vem do ataque, mas sim do meio: Rithely. Enquanto nosso segundo volante apareceu vindo de trás, o Sport foi uma tremenda dor de cabeça para o Duque de Caxias.

Já no segundo tempo, o Sport se abriu mais: 3-5-2 com a entrada de Paulista e depois no 4-3-3 com a entrada de Danielzinho. O resultado foi um enorme buraco no sistema defensivo do Sport. Cedendo espaços antes preenchidos ao Duque de Caxias que soube aproveitar e converter o seu gol.

A nota triste do primeiro tempo ficou por conta das VAIAS nos primeiros 15 minutos de jogo. O time melhor, produzindo, chegando na meta adversária e a torcida já estava vaiando e pedindo por PAULISTA? Foi um absurdo.

Gostem ou não do Hélio, o treinador vem apresentando resultados positivos. Com aquele timeco montado por Geninho pro Pernambucano ele chegou na final mesmo sem muitos crerem nisso. No Brasileiro ele se mantém entre os quatro quando nenhum outro treinador ano passado conseguiu esse feito.


Apesar da paciência de alguns ter se esgotado, o time é novo e precisa de tempo para se encaixar. Acredito no Hélio, acho que ele encontrou, no momento, a melhor forma de postar o Sport em campo, só não sei se ele está pondo as melhores peças.

Bala está longe de ser nosso homem-referência na área. Na posição "1", precisamos de um atacante-matador, aquele jogador que saiba fazer o pivô, saiba proteger a bola e que tenha um bom posicionamento de área. FARO DE GOL MESMO. Nesse caso, Paulista (que atuou mal ontem devido a toda a pressão a partir do ambiente hostil criado pela torcida), seria uma melhor opção. Também não sei se Saci pega banco para Fernandinho. No mais, por enquanto seriam as mesmas peças, pois não tivemos como avaliar os novatos que chegaram.

5 jogos, 2 vitórias, 3 empates, 0 derrotas. INVICTOS e no G4.

Tem torcedor que tem memória curta e se esqueceu que amargamos 38 rodadas sem sequer alcançar a zona de classificação.

#euacreditonosport


Nenhum comentário: