01 setembro 2010

DEPOIS DA FESTA... A ANÁLISE



Muito bom...

o resultado.



Mas ainda é de doer ver esse time do Sport jogar.



Analisando um a um os personagens desse novo triunfo do Leão, 7 jogos invicto:

Magrão - Foi pouco exigido (O América jogou pra não perder), mas em um lance mostrou porque merece uma estátua de ouro 24k na frente da Ilha do Retiro.

Renato - Precisamos urgentemente de laterais, o menino tem futuro, mas precisa amadurecer. Marca mal, cruza mal e, ontem, chutou mal um passe "com açúcar e com afeto" que Wilson lhe deu. Ele ficou na cara do gol e isolou a bola pro espaço sideral.

César e Montoya - Por incrível que pareça, até agora, são a melhor combinação que nós temos para compor nosso setor defensivo (pense como estamos mal na defesa) Dando descontos: Montoya fez o gol salvador da pátria. César também não comprometeu e, "a César o que é de César", ganhou TODAS as bolas aéreas lançadas para os atacantes do América-MG. Apesar de um carrinho mané que deu resultando no seu cartão amarelo. Esperemos que Géder e Leone deem qualidade a esse setor. Ah, tem TOBI também.

Mateus - ontem conseguiu se superar... nunca jogou tão mal... a quantidade de bolas que esse sujeito perdeu no ataque pela mania triste de adiantar a bola demais pra correr... perdi as contas de quantos fios de cabelo arranquei de raiva. Volta logo, DUTRA!

Daniel Paulista - tá jogando muito... voltou a apresentar o seu verdadeiro futebol. Deveria ser nosso capitão daqui pra frente. E eu na torcida para que perIGOR não volte ao time titular.

Germano - idem a Daniel, se movimenta bem, cerca bem e sempre parece estar em mil lugares do campo ao mesmo tempo. Só deveria parar de tomar cartões bobos (como o de ontem por reclamação) e de finalizar erradi. Perdi as contas de quantas vezes Germano entrou na área como "elemento surpresa" (em outros jogos) e, na cara do gol, consegue a proeza de chutar pra fora.

Marcelinho PB - tá devendo uma nova apresentação como contra o São Caetano, perdeu bolas bobas, mas se movimenta muito. O sujeito busca jogo o tempo inteiro, não se esconde como um certo camisa 8 que passou por aqui esse ano. Cá pra nós, com o Élton no time ele rendeu bem mais. No final, por nítido sinal de cansaço, perdeu um gol que não perderia normalmente. Mas tem bola pra fazer a diferença.

Fabrício - Lento e fora de forma... acho que o homem-aranha ainda está enroscado em sua própria teia. Tudo bem que entrou no sacrifício, pela contusão do Élton. Deu uns passes, mas perdeu vários. Tem que melhorar muito. Foi substituído por Eliandro.

Wilson - nunca escondi de ninguém que acho o Wilson um baita jogador. Tem visão de jogo, sabe vir com a bola e trabalha bem ao lado de Ciro. Ainda sem fôlego para jogar uma partida inteira, Wilson saiu aos 30 do segundo tempo. Mas chutou em gol e deu um senhor passe para o Renato que isolou a bola. Com ritmo de jogo a dupla dará o que falar.

Ciro - É o homem-perigo do Sport. Ciro na área é temor da zaga, tanto que recebeu atenção especial do zagueiro Micão. Raçudo, incorpora a força rubronegra. Vai render mais quando Wilson tiver 100%.

As substituições:

Zé Antônio - Opção tática de Geninho para encher o meiocampo e abafar qualquer reação possível pelo América, Zé Toim entrou bem (no lugar de Wilson) e quase fez um gol em um contra-ataque quase mortal (afinal o goleiro defendeu). Seria titular em qualquer time, mas aqui ele compete com Germano e Daniel.

Eliandro - Se a primeira impressão é a que fica... "PELAMODIDEUS" mandem esse infeliz embora. Entrou mal (no lugar do Fabrício), vacilou em 1.234.865 bolas... em uma até deu um passe "de brother" para um jogador do América ficar na cara do gol. Mas iremos dar um crédito ao jogador. Primeiro jogo, estreia, falta ritmo e entrosamento... aguardemos.

Geninho - Sebe muito e fez o feijão com arroz. Colocou suas melhores opções em campo e deixou o time jogar. Mexeu acertadamente quando viu que o time não estava produzindo ofensivamente e quando necessário garantir o resultado. Só de ainda estar invicto já é uma excelente marca.


Análise Geral:
Há 7 jogos que o Sport vem pontuando, perdeu 4 pontos bobos (Vila Nova e Santo André) que nos fariam estar a 3 pontos do G4. Mas futebol não tem lógica mesmo. Somar pontos também é muito importante nesse momento, mesmo que tenhamos começado atrasado a fazer isso. A rodada também nos favoreceu um pouco, adversários diretos perderam e/ou empataram seus jogos.

O que vi nesse jogo do Sport foi um time sem criatividade ofensiva. O América se postou bem defensivamente e o Leão mal conseguiu sair dessa forte marcação. Mas não culpo de um todo nosso setor ofensivo. Temos um ataque de time de primeira divisão. Que time não gostaria de ter um ataque com Ciro, Wilson, Marcelinho PB e Fabrício (Élton)? Ainda mais vindo com dois volantes como Germano e Daniel Paulista. O problema do Sport é sua defesa.

Um time para estar bem tem que estar bem 100%. Uma defesa que não inspira confiança para seu setor ofensivo, faz com que os seus meias sejam sobrecarregados na marcação de jogadas, tenham que recuar para buscar jogo e, por conseguinte, se distanciam da meta adversária. Muitas vezes no jogo de ontem vi o Fabrício fazer as vezes de 3º volante... algumas até jogando atrás do Daniel e do Germano.

Os laterais também precisam aparecer mais no jogo. O Sport afunilou seu ataque e o América embolou aquele meio. Se tivéssemos o MOTORZINHO DUTRA ontem... aquela lateral-esquerda seria uma Av. Caxangá para o Sport.

DEFESA... é disso que o SPORT precisa. Melhorar sua defesa para o time seguir em frente.

ESTAMOS NO CAMINHO CERTO e RUMO À SÉRIE A.

Nenhum comentário: