20 janeiro 2012

A VOVÓ E O SEGUNDO SEMESTRE MAIS LONGO DA HISTÓRIA


Certa vez a avó de um amigo meu me perguntou: "Meu filho, em que ano estamos?" E eu respondi... "2009, vó. 2009". (como eu carinhosamente também a chamo).

Em 2009 o Sport conheceu um momento austero. Libertadores, projeção internacional, enfim o respeito dos "grandes" do eixo Rio-São Paulo que temiam jogar na então batizada ILHA DE LOST. Mas aí veio a desclassificação da Libertadores e, consigo, o segundo semestre.

Em 2009.2 o Sport (por uma gestão arrogante e medrosa) deixou isso tudo ruir. Amargou a lanterna do Campeonato Brasileiro e do paraíso sulamericano, despencou para o buraco da Série B. Tombo grande que sarou devido às expectativas e esperanças da torcida rubronegra em um 2010 de reação e retorno à elite do futebol nacional.

Mas 2010 jamais chegou...

O Sport continuou cometendo os mesmos erros da gestão medrosa e arrogante... apequenou-se ainda mais... passou o Pernambucano (ganho sem convencer) e mais uma vez fracassou nas duas competições nacionais que ingressou... 2009.2 continuava e a vovó sempre senil perguntando... "Meu filho, em que ano estamos?", eu, com medo de frustrar o velho coração rubronegro da velhinha respondi... "2009, vó. 2009".

E as esperanças por um 2011 diferente se acenderam na eleição unânime de Dubeux. Empolgados com o fim da Era Leôncio e o começo da gestão "Nossos sonhos terão inveja do nosso futuro.", os ânimos da torcida voltaram à estratosfera.

E a torcida FOI ao estádio... mas mais uma vez...
2009.2 continuava ali. Eliminados da Copa do Brasil por um Sampaio Correia (MA) que só havia feito treinos esporádicos e nenhuma partida oficial. A perda do Hexa (importante para uma parcela de rubronegros) para um time de Série D e uma das participações mais medícores em competições nacionais da história.

Mas dessa vez, ao menos, subimos. Seja como for... subimos. Milagre divino, abdução extraterreste, seja para equilibrar as energias cósmicas... o escambau. O Sport subiu numa "cagada" (com o perdão da palavra) da gôta serena. Festa... cidade tomada por torcedores... enfim o universo fazia justiça à nossa instituição. A alegria tomou conta... 2009.2 parecia que finalmente iria acabar em 2011. 2012 tenho certeza que será diferente. "Leão" escaldado tem medo de água fria.

Não foi o que aconteceu. Um planejamento torto, manutenção de quase trinta jogadores daquela base-péssima do ano passado, a recontratação do falastrão Guilherme Beltrão, promessas de contratações bombásticas que nunca chegaram e dois resultados ridículos no início do Pernambucano Coca-Cola 2012 - 1x1 com o Araripina no domingo (fora) e 0x0 com o América ontem na Ilha - deixaram evidente que
2009.2 está longe de chegar em uma festa de Réveillon.

E a vovó, docemente, me perguntou novamente: "Meu filho, em que ano estamos?", sem querer decepcionar a velhinha, sustentei a minha resposta dada durante todo esse tempo: "2009, vovó. 2009". E a doce velhinha levantou-se e no alto dos seus 1,53 de pura candura colocou a mão no meu ombro e disse: "Meu filho, foi mais fácil dezembro chegar 3 vezes do que o Sport sair deste ano horrível".

A vovó sabe das coisas.

Nenhum comentário: