26 janeiro 2012

JOGAR FORTE NÃO É O MESMO QUE COVARDIA

Sim, o Futebol e Outras Besteiras é um blog tendencioso sobre o Sport. Mas isso não significa que estamos alheios às notícias que rolam dos outros times. Ontem, em um dos jogos do campeonato pernambucano, ficamos perplexos por assistir uma lance indiscutivelmente covarde.



A tesoura do jogador Maneco, do América, no jogador Rogério, do Náutico, vai muito além do espírito de disputa e vontade de vencer. É covardia na sua forma mais deliberada. E mesmo assim ele só tomou um cartão amarelo.

Não vou compactuar com os que estão dizendo que esse jogador é um marginal, ou mau caráter, mas quero acreditar que esse caso foi um lance infeliz, como a cotovelada de Leonardo na Copa de 94.



Alguém aqui julgou Leonardo como marginal? Pelo seu histórico irrepreensível, o xingamos pela raiva do jogo é claro, mas sabemos que não é uma característica sua a violência. É bem verdade que temos exemplos de jogadores maus-caráteres no nosso futebol e passariamos dias aqui os elencando, mas não é o caso de Leonardo. Mesmo assim, o jogador foi punido imediatamente com um vermelho e logo em seguida julgado e cumpriu a pena de não jogar mais o resto da Copa do Mundo. E para um jogador sério, amig@s, assistir do banco uma disputa, e sem poder fazer nada, é um castigo amargo.

Voltando ao caso Maneco, a sua não punição com o cartão vermelho, claro que não impediria o ato (já cometido), mas seria a primeira das merecedoras punições tomadas pelo jogador. O amarelo dado pelo senhor Cláudio Mercante não só corroborou com o antijogo: permitiu que o mesmo continuasse a acreditar que sua atitude foi dura, mas não errada (vide sua entrevista no Globo Esporte onde ele dizia que "foi na bola primeiro"). Permitiu que um colega de profissão prejudicasse outro e saísse impune por isso.

Por esse carrinho, Rogério estará fora dos gramados por 6 meses. Ou seja, não jogará mais o Pernambucano desse ano, nem o início do Brasileirão. Um baita prejuízo para um jogador que está ainda no começo da sua carreira. E já com uma lesão séria no joelho. Já Maneco, ainda não sabemos quais serão suas punições fora de campo. Mas sugerimos, ao menos, que o algoz ficasse de fora dos gramados pelo mesmo período que a sua vítima.

Do FOB fica a torcida pelo sucesso na recuperação do jogador Rogério.

Nenhum comentário: