27 janeiro 2012

PUNIÇÃO A MERCANTE QUASE UM ANO ATRASADA

08 de maio de 2011
Aos 4 segundos da primeira partida da final do estadual, o zagueiro Thiago Matias falha ao interceptar a bola, cai e, em seguida se joga contra o jogador Bruno Mineiro, derrubando-o.
Não longe da jogada, pelo contrário, a poucos metros e de frente, sem nenhuma interrupção visual, estava o senhor CLÁUDIO MERCANTE que, após o joguinho de cena do defensor tricolor, aplicou um "honrado" cartão AMARELO, fazendo jus à sua atitude.
Resultado? Sport derrotado num jogo que, pela falta de PULSO, CORAGEM ou FORÇAS DO ALÉM, poderia ter sido diferente.

---------------------------

25 de janeiro de 2012
Em partida válida pela quarta rodada do estadual entre o time de Rosa&Sylva x América, o jogador americano entra muito, mas, muito forte para tirar a bola, porém, acerta em seguida, a perna do jogador Rogério, Rogério, Rogério, tirando-o dos gramados por, no mínimo, 6 meses.
Lá estava ele, CLÁUDIO MERCANTE, que aplicou um destemido e, novamente "honrado", cartão AMARELO.
Resultado? O árbitro foi punido com a suspensão por todo o Campeonato Pernambucano Pão Doce com Coca-Cola de 2012.

É claro que, um cartão vermelho não voltaria o lance, tampouco melhoraria a condição do jogador machucado, mas, seria apenas JUSTO.
---------------------------

Falando em JUSTIÇA, creio eu, em minha infinita ignorância, que é exatamente essa a função de um JUIZ em campo. Ser justo. Mas, nos dois casos, o mesmo "JUIZ" deixou de lado o cumprimento de suas atribuições para atender às suas convicções, devaneios ou, quem sabe, às forças do além.

A deusa grega Diké (ou a 'Deusa de Olhos Vendados') "reafirma a intenção de que o tratamento da justiça deve ser igualitário para todos, sem nenhuma distinção ou tratamento diferenciado. Ao mesmo tempo, revela que a justiça busca a imparcialidade e ser objetiva em suas decisões. Como diz a afirmativa: 'Todos são iguais perante à lei'." (fonte: KerSaber).

O senhor, Mercante, parece não ter entendido o sentido da venda da Diké e CEGOU literalmente.

Sim, a "JUSTIÇA É CEGA"(*), mas MERCANTE É MUITO MAIS.

Prefiro acreditar que é só isso e, não tendo nada mais a dizer, calo-me.

Pelo Sport, Tudo!


(*) Cega, com propósito.

Um comentário:

Lúcio Wanderley disse...

Respeito sua opinião, mas onde está escrito que Matias deveria ser expulso? A tal regra do último homem não existe. E mesmo que existisse, não seria aplicável, pois o goleiro era o último homem. No site do Sportv há um vídeo do Gaciba explicando que não existe regra do último homem, apenas uma determinação para punir quando há intenção de impedir um gol claro (geralmente a infração é feita pelo goleiro que, ao ser driblado, recorre à falta como última instância). A falha começou antes, quando B. Mineiro beneficiou-se, de forma irregular, de uma invasão. E quem garante que o Sport ganharia com um homem a mais? Supor é fácil!
Aprendam a admitir a superioridade dos adversários (ou a fraqueza do sport). Um abraço!