22 novembro 2010

NA BOA. NÃO MERECIA SUBIR NÃO.


Germano? Culpado? Geninho? Culpado?

Antes eles eram heróis da reação. É impressionante como temos a capacidade de transformar heróis em vilões e vice-versa. Antes César e Dairo eram cânceres, hoje eles são fundamentais aos planos de 2011.

Em 2010, mesmo com todos os erros de 2009, o Sport conseguiu a proeza de errar em todas as áreas destinadas ao futebol, menos no quesito GOLEIRO.

Errou na PRESIDÊNCIA: Mesmo equacionando dívidas antigas, mantendo os salários do grupo em dia e um bi-campeonato pernambucano (sendo um título deles invicto), Silvio Guimarães entrará para a história como o pior presidente do Sport. Perdeu o "bonde da história" (parafraseando Homero) quando o Sport havia aberto com um excelente cartão de visitas a sua janela para ambições internacionais. Éramos até cotados para o título do Brasileiro de 2009. Fomos lanternas. Amargamos derrotas vergonhosas em casa. Caímos para B. Já em 2010, Silvio de isolou politicamente ao incorporar o perfil EDINHO MINHOCA DE CANAL e com isso passamos verdadeiros e traumáticos vexames. Não conseguiu levar o Sport de volta a elite nacional esse ano. A história será cruel, seu Silvio. Será muito cruel.

O COLEGIADO veio após a Copa (período que perdemos preciosos 40 dias de "repreparação"). Depois de mais uma derrota vexaminosa sob o comando de CEREZZO (outro equívoco) na qual ou eles agiam ou o Sport cairia para a C. Salvaram-nos. Mas isso não é suficiente. De verdade, quem eles contrataram? Geninho, Paraíba, Géder, Romerito, Eliandro e Lousada. Façam-se a pergunta: com exceção do treinador, quantos jogadores contratados nessa lista vieram para realmente decidir? Honrar um clube que honrou todos seus compromissos com esses mesmos jogadores. O Colegiado, de uma certa forma, foi inoperante e lento sim nas contratações, não agiram rápido uma vez. A novela Marcelinho PB foi ridícula, toda semana se prometia uma resposta. Na era do colegiado tivemos umas 8 chances de ingressar no G4. Nem o início do ano desastroso podia ser mais posto como único motivo para não subirmos. Faltou velocidade e contratações decentes.

No quesito TREINADORES, GIVANILDO foi injustiçado, pegou só resto de jogador e teve que fazer milagre com o que tinha. Por incrível que pareça ganhou um Pernambucano com Leandrão em campo. Mas foi enxotado do clube por vexames causados pelo elenco no começo da série B. CEREZZO foi uma contratação muito inusitada e contestada, armou um time burocrático com o que tinha e o Sport jogava num esquema 8-0-2 com Moisés vestindo nossa camisa 10. Foi mandado embora pelo colegiado após o vexame contra o Duque de Caxias e empate contra as Bonecas Rosadas. Já GENINHO teve jogadores nas mãos, mas foi muito conservador. Errou em algumas alterações/escalações, mas só o dia a dia no clube pode responder vários questionamentos da torcida. Imagino eu um treinador que tem um grupo completamente apático, que veio amarelando em decisões e um banco que conta com Dadá, Lousada, Eliandro e Montoya. É difícil. Vendo os jogos do Sport, Geninho não errou totalmente... vejam quantos gols FEITOS perdidos contra o Ipatinga, São Caetano, Santo André, Vila Nova, Náutico e outros times por aí. Treinador não está em campo para por a bola para dentro. As oportunidades foram perdidas em campo. O Sport foi superior a muitos times contra quem perdeu pontos preciosos.

E nem adianta dizer que CIRO faria... ele estava em campo e vinha mais "xilicando" do que jogando bola. Mascaradíssimo. Nosso melhor atacante ou nosso atacante menos ruim? Quem sabe? Não vinha rendendo, vinha twittando algumas besteiras como "acho que preciso de férias", em plena reta final do brasileiro, total sinal de descompromisso com o clube. A verdade é que Ciro aparenta não querer mais jogar pelo Sport. E quando vejo torcedores dizerem que Geninho tem implicância com Ciro, eu lembro que Nelsinho em determinado momento também sacou Ciro do time quando ele caiu de rendimento, Leão nunca escalou Ciro de frente e falou que uma "promessa" ainda não é uma "realidade". Ciro oscila, independente dos problemas extra-campo. Ou negociamos logo Ciro, ou precisaremos de um trabalho psicológico para o mesmo.

O nosso ATAQUE foi o pior erro desse ano. Incompetentes, fraquíssimos e sem o menor poder de reação. Até gosto do Wilson, mas tenho que admitir, ele não está bem. Eliandro, Lousada, Dairo, Nadadegol (que teve a cara de pau de por o Sport na justiça mesmo passando duzentos dias de molho e sem ter distribuído uma cestinha básica sequer), Pedro Júnior ... SÓ JOINHA. E nem presidente, nem colegiado viram que precisávamos de um atacante decente? Fala sério.

Falando das nossas ESTRELAS: Marcelinho PB, Fabrício, Romerito, André Leone, Ciro e Magrão. Só o último correspondeu como sempre. Marcelinho sumiu quando mais precisamos dele, Fabrício irregular e nitidamente fora de forma, Romerito mesmo com sua insuperável garra, idem. André Leone veio podre. Ciro tá longe daqui, talvez na trêslistras-landia dele.

E os "INJUSTIÇADOS"? Élton teve chances sim como titular e não as abraçou. Fabrício também teve e quisemos a cabeça dele. Dairo teve poucas oportunidades com Geninho, mas a gente queria mesmo Dairo?

Dos nossos ÍDOLOS E ATLETAS COM TEMPO DE CASA: foi feliz ver a volta do Daniel esse ano, contudo a queda de produção do vovô Dutra foi absurda. Igor mesmo pede para ir embora do Sport desde 2009. E César mostrou o que é dar a volta por cima. Pena que se machucou. Inacreditavelmente fez falta.

Das CONTRATAÇÕES RECENTES podemos ficar felizes pela subida de produção do Zé Antônio, pela contratação do Germano (apesar da meninice no jogo contra o América, não podemos manchar o resto do ano dele), pela insistência na contratação do Leão-Tobi, pela volta de Adriano Pimenta (que infelizmente foi emprestado para o Grêmio Prudente e podia ter feiro a diferença) e pelo adeus a um jogador amarelão como Eduardo Ramos.

A verdade é que, apesar de acreditar até o final, nosso time não mereceu o acesso. Não fez o menor esforço e sequer apareceu no G4 em uma mísera rodada. O aproveitamento nessas últimas e decisivas rodadas foi pífio. E só tivemos chance até a penúltima rodada por que os demais times na briga realmente não eram bons.

O biênio Silvio Guimarães vai ser lembrado como o que eu mais li a matéria "SPORT DECEPCIONA NOVAMENTE DIANTE DE SUA TORCIDA". O biênio em que Silvio fez a Ilha perder a sua força.

Agora só resta esquecer 2010 e pensar no 2011. Desejo muito sucesso ao próximo presidente do Sport. E que, com uma cota ainda menor do Clube dos 13, tenha aprendido com os erros dessa gestão sem grandes resultados. O 40º título estadual está em jogo e teremos que fazer bonito. O Bi da Copa do Brasil também. No próximo ano quero rever o Caldeirão da Ilha fazendo a diferença. No próximo ano quero rever time adversário tremer só de entrar nos nossos domínios. Chega de ser anfitrião bonzinho, está na hora do Leão voltar a rugir alto na sua cova. Está na hora de ter jogadores que honrem essa camisa, não por amor, afinal amor temos nós torcedores, mas por respeito e profissionalismo mesmo. ESTÁ NA HORA DE REACENDER O ORGULHO RUBRONEGRO.

Só faltam 37 jogos para a volta do Leão à Série A.

Saudações Rubronegras.

Um comentário:

Fernando Paulino disse...

[[
O biênio Silvio Guimarães vai ser lembrado como o que eu mais li a matéria "SPORT DECEPCIONA NOVAMENTE DIANTE DE SUA TORCIDA". O biênio em que Silvio fez a Ilha perder a sua força.
]]

onde é que eu assino?