"...Estou deixando o Sport de cabeça erguida. O clube está muito bem administrado, com os salários dos funcionários em dia, como também dos jogadores.” (via @blogdotorcedor)
Essas bonitas palavras foram do agora ex-"presidente" do Sport, Silvio Guimarães, sobre a sua saída do clube e realmente fazendo uma auto-avaliação de sua gestão.
De fato, Silvio honrou os salários, as premiações, renegociou dívidas eternas que se acumulavam etc. Contudo ele não deixou o Sport tão bem assim como diz não. Se pararmos pra pensar, as lambanças de Leôncio nesse biênio nos deram um tremendo prejuízo.
Matemática simples.
Calculem comigo:
Em 2009 ganhávamos 13 milhões em cotas referentes ao Clube dos Treze. Por conta do rebaixamento, em 2010 ganhamos metade do valor anterior: 6,5 milhões. Para piorar, como não conseguimos voltar para série A neste ano, no próximo ano ganharemos apenas 3,2 milhões. Sendo assim, Graças ao Biênio Silvio Guimarães temos:
Campanha REAL do Sport
2010 B: 6.500.000,00
2011 B: 3.200.000,00
-----------------------
Total: 9.500.000,00
Campanha IDEAL do Sport
2010 A: 13.000.000,00
2011 A: 13.000.000.00
--------------------------
Total: 26.000.000,00
Subtraindo os resultados:
REAL: 9.500.000,00
IDEAL: - 26.000.000,00
-----------------------
PREJUÍZO: - 16.500.000,00
Vendo os números fica mais fácil ver o tamanho do prejuízo, né? E olhe que só estamos falando aqui nesse cálculo apenas da perda de cota do clube dos 13. Ou seja… somando a perda de receita de 2010 e 2011, O Sport perdeu cerca de 16,5 milhões dessa receita.
Isso porque não falamos da perda nas negociações pela venda de Ciro. Para quem não se lembra, em 2009 Ciro não saia da Ilha por menos de 20.000.000,00 (nacional) ou 40.000.000,00 (internacional). A Traffic até ofereceu 15.000.000,00 pelo garoto e foi uma proposta sumariamente recusada. Esse ano, Ciro está sendo negociada por valores bem mais modestos que este. Qualquer 5.000.000,00 levam o menino embora.
Podemos também lembrar que, ano passado e no início desse ano, os preços absurdos dos ingressos não lotaram a Ilha do Retiro. Tudo bem que Libertadores não é uma rotina para o Sport, mas ingressos arquibancada a R$100,00? Sabe em qual jogo da Libertadores a Bombonilha foi Bombonilha? Nenhum. Não tivemos lotação máxima em nenhum de nossos jogos na competição internacional. Depois altos ingressos para o Brasileiro e casa ainda mais vazia com a campanha ridícula que o time apresentou. Esse ano também passamos por isso, os erros do ano passado foram revisitados constantemente.
Lembrando também do $$$ que se perdeu com a abertura de uma janela de possibilidades internacionais ao time que não se concretizou. No ano da Libertadores, o Sport tinha tudo para ganhar o mundo. E eu não falo nem do campeonato, mas sim de projeção da nossa marca. Mas com contratações do quilate de GUTO, JONAS, ANDRADE e BRUNO TELES é que nos planejamos para encarar a competição. E só ganhamos um pernambucano. Alguns vão dizer, "GANHAMOS INVICTOS!", mas cá pra nós: o título pernambucano fazia mesmo parte das nossas ambições naquele ano? Ao meu ver, não. Perdemos uma gorda e lucrativa oportunidade. Ou seja, perdemos muito dinheiro.
E das campanhas de marketing para gerar renda que também não surtiram efeito? A famigerada Galeria do Torcedor? A lendária e mal-estruturada campanha de sócios "Guerreiros da Ilha" que era para sair no início de 2009, embalada pela empolgação da Libertadores, e só saiu no meio de 2010 com o time fazendo um início de série B medíocre.
Para não falar da contratação de jogadores como Guto, Jonas, Bruno Teles, Andrade, Osmar, Ricardinho, Júlio César, Lousada, Eliandro, Nadadegol, Juliano, Eduardo Ratinho, Montoya, Gustavo, Isael, Paulinho, Géder, Pedro Jr, Dairo etc... Que não renderam o que era esperado e engordaram os bolsos com bons salários em dia? Isso não entra na contabilidade como prejuízo?
Nem vou fazer os cálculos para não me aborrecer, mas quem os fizer, posta nos comentários o resultado dessa conta negativa, ok?
É, seu Silvio. O Sport pode até estar administrável como você diz. Contudo, administrar indo para a ponta do lápis, contando os trocados que tem e enxugando gastos é mais que natural para a maioria dos pernambucanos. Pessoas que ralam pra valer para juntar aquela graninha para ver o seu clube do coração jogar e tiveram um caminhão de decepções nesses desastrosos 2009 e 2010.
O Sport tinha tudo para ser grande nesse biênio, com as portas escancaradas para um farto aumento de receita e o senhor fez com que o clube desperdiçasse a chance. Infelizmente, Homero estava certo. Você realmente perdeu o bonde da história.
Prejuízo você deu sim. E muito. Por tudo isso que entrará para a história, por aclamação da torcida, como O PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO SPORT.
Sair de cabeça erguida por tudo que fez como diz, só se for com um baita torcicolo mesmo.
Mas 2011 vem aí. Vamos, Dubeax! VAMOS, LEÃO!
Faltam 38 jogos para voltarmos a Séria A.
#euacredito
Nenhum comentário:
Postar um comentário