02 julho 2010

NÃO ADIANTA CULPAR O MICK JAGGER...


Apesar da fama de pé frio do vovô-roqueiro que estava assistindo a esse nosso jogo, a culpa pelo naufrágio do hexa foi unicamente do nosso "treinador". E antes que todos falem que o FOB é um blog de momento e só está falando mal porque o time perdeu, favor leiam os últimos quatro posts e percebam que essa nunca foi a seleção que o Futebol e Outras Besteiras queria ver jogar.

O FOB sempre foi consciente com o "FUTEBOLZINHO" dessa "SELEÇÃO" e sabia o quão limitado os comandados do anão mais sem noção do mundo seriam em determinadas situações. Enfim...

Holanda 2 x 1 Brasil

Um time ausente de meias e, como Cruiff falou concordando com o nosso último post, sem a mágica canarinha. Time remendado, de jogadores no máximo esforçados e ponto, salve algumas excessões.

Saldo Negativo: QUASE TUDO
- postura excessivamente defensiva
- remendos e improvisações ao invés de jogadores natos para as posições.
- falta de inspiração e criatividade individual e coletiva
- falta de brilho próprio
- falta d' "O CARA"
- falta de meias
- teimosia

- arrogância
- previsibilidade
- falta de preparo emocional
- jogadores bichados e que não estavam nas suas melhores condições nos seus clubes
- paternalismo
- FELIPE MELO e MICHEL BASTOS (os piores da Copa)

Saldos Positivos: POUQUÍSSIMOS
- grupo comprometido de fato
- muita transpiração
- LÚCIO, um monstro no combate e na raça
- MAICON, um gigante no corredor direito
- JUAN, sempre preciso e discreto

Vamos ao Jogo e as análises de cada jogador:
O primeiro tempo foi excelente para o Brasil, que esteve perfeitamente posicionado em campo. E quando Robinho marcou o gol da seleção aos 9 do primeiro tempo, o jogo se desenhara como um passeio brasileiro nos campos de tulipas holandesas. A seleção perdia oportunidades de ampliar o marcador e a Holanda, necessitando descontar o gol sofrido, parecia perdida em campo.

Já o segundo tempo... bisonho. Os times voltaram iguais, mas parecia que o Brasil era quem estava perdendo. Time nervoso, pecando no posicionamento, abrindo espaços bobos para o adversário. Resultado disso? Os dois gols mais abestalhados que essa seleção tomou na Copa (e olhe que os outros dois foram bem bobos também). No segundo tempo Felipe Melo mostrou realmente o que ele sabe fazer... merda. E nos brindou com um gol contra e sua expulsão após a virada holandesa. Depois disso... nada... nada e mais nada... fim do jogo. Brasil fora e a experiência da laranja mecânica manteve o sonho do time holandês de ter seu primeiro e tão aguardado título.

Falando individualmente... apesar de ser um excelente goleiro, Júlio César falhou quando não podia. Maicon, Lúcio e Juan fizeram uma excelente partida. Já na esquerda com Michel Bastos parece ser implicância minha, mas não é. O que é esse cara naquela posição fora falta de jogador melhor? Eu mesmo colocaria o goleiro Gomes como lateral esquerdo antes de optar por esse infeliz. Felipe Melo (compondo com Michel como os piores do Brasil na Copa) até tentou calar minha boca com o passe açucarado para o gol do Brasil, mas voltou ao seu normal e foi, simplesmente, Felipe Melo no resto de sua participação pífia na Copa. Gilberto Silva não comprometeu. É o verdadeiro "carregador de piano", sempre discreto, às vezes até invisível, mas sempre jogado bem e pro time. Daniel Alves foi convocado para jogar na... no... na... qual é mesmo a posição de Daniel Alves? Ah, lembrei... ele joga de "improvisado". O pior é que ele não conseguiu fazer um cruzamente de escanteio decente... por que insistiram tanto com ele?! Kaká veio pra Copa morno, até jogou bem esse jogo, mas mesmo falando todos aqueles palavrões que tiraram o sono da sua Bispa, falta a "marra"necessária para ser "o cara" da seleção. Robinho quis jogo, fez até gol, mas quando precisamos da sua irreverência moleque, das suas pedaladas, ele sumiu... talvez brincando de pique-esconde com o apagado Luís Fabiano. Todos esperavam muito mais desse TRIO que ofereceu muito pouco durante toda a Copa.

Dos que não jogaram ou que jogaram pouco: Nilmar só entrou na fogueira, teve vontade, mas não foi suficiente. Ramirez para mim foi a grande ausência nesse time hoje. Muito superior ao titular detentor da camisa 5 (abuso até de falar o nome desse sujeito), cometeu duas faltas bobas que resultaram nos dois amarelos que o suspenderam dessas quartas-de-final. Júlio Baptista e Josué tiveram suas chances e não conferiram. Os demais não temos como avaliar mais do que como turistas em passeio.

Se há algo de bom a tirar disso, será ver o fim da "Era da Retranca" na seleção brasileira. ADEUS, DUNGA... os Deuses do Futebol enfim retomaram o alinhamento normal do universo... e mandaram o justo e cruel castigo para um time armado com medo de atacar. GAME OVER para você.

2010 termina sem convencermos em nenhuma partida. Já 2014 começa HOJE ... mas pelo menos que seja com um treinador de verdade.

Nenhum comentário: