13 julho 2010

LOGO DA COPA: A POLÊMICA CONTINUA...


Que o FOB já havia detonado a LOGO da COPA em post anterior, dizendo que ela era uma singela homenagem aos LADRÕES da JULES RIMET, a gente já sabe. Mas não sabíamos que tava todo mundo caindo de pau e fazendo suas belas associações.

Em matéria na UOL (clique para conferir a matéria), hoje às 07h, o site diz que a logo - escolhida por "notáveis"(?!) entre 6 modelos apresentados - vem gerando polêmica entre leigos e especialistas.

A primeira polêmica já vem dos "notáveis" que a escolheram: Ivete Sangalo, Gisele Bündchen, Paulo Coelho, Hans Donner e Oscar Niemeyer, além do presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Ricardo Teixeira, e do secretário da Fifa, Jérome Valcke. Tá, você vai me falar de Niemeyer e Hans Donner... e? Mas desde quando eles são a voz de Deus? Desde quando Ivete Sangalo, Gisele Bündchen e Paulo Coelho são os notáveis e tem gabarito para decidir sobre logomarcas e conceitos estéticos? Onde está a seriedade desse processo de seleção? Claro que a escolha passa também pelo crivo "gosto pessoal"... mas e os outros fatores? Enfim, mais engraçado é ver a vibração da Agência África no twitter informando que a logo escolhida foi a que eles criaram... mas estão orgulhosos por terem feito ou por terem conseguido empurrar aquilo?




A segunda polêmica é quanto a sua forma: internautas compararam a logo com um busto do famoso médium Chico Xavier psicografando... e cá pra nós... parece pra caramba. Já para o designer Muti Randolph, a primeira impressão (compartilhada também por outros artistas gráficos como Alexandre Wollner) é a de uma mão levada ao rosto “num gesto de tristeza e vergonha”. “Por perder a Copa de novo em casa?” Randolph também compactuou da mesma visão do FOB sobre a logo: a ideia de "todo mundo metendo a mão na taça", uma rápida alusão também ao sumiço da JULES RIMET. Já para o site Eramos 6, a logo é a representação da farra de uns com os mega-investimentos para a organização do evento.

É, de um jeito ou de outro puseram a mão na taça. E pelo visto não haverá transparência em nada que virá pela frente nessa Copa de 2014. Da concepção dessa pseudo-marca aos gastos com a organização do evento.



E para você? Com que essa marca parece?

2 comentários:

Dan Coutelo disse...

Grande Guilherme, vi sua marca e realmente você incorporou o espírito brasileiro na LOGO. Isso sim é IDENTIDADE.

Seja bem-vindo ao FOB, esperamos ter sua participação mais vezes por aqui.

Abraço.

Fernando Paulino disse...

Deixei comentário pra ele lá no OlhaQueManeiro. Arretadas mesmo. todas elas.