03 junho 2010

DUPLA ALEGRIA DE UM LADO...

... Já do outro não podemos dizer o mesmo.

Dan Coutelo, amigo, RubroNegro e companheiro deste Blog, desde o ano de 2006, não frequenta mais os estádios de futebol. Na verdade, O estádio de futebol, a nossa Casa, a Ilha do Retiro.

Num dia de Clássico, além do tumulto normal do momento, ele foi assaltado. E isso é motivo até pra terapia em alguns casos. No dele, simplesmente deixou de ir ao lugar onde as maiores alegrias, poucas tristezas, e muita emoção, são vistas.

E a história se repete...
Na noite do dia 01/junho, terça-feira passada, data da reestreia do Sport no futebol brasileiro, havíamos marcado de encontrar no estádio eu e um leitor deste Blog.

Ele deixou o carro na casa de sua mãe, que fica perto do Extra Supermercados da Benfica e, pertinho da Ilha do Retiro. Eu estava vindo da faculdade e ia passar lá, deixar a mochila e rumar pro jogo. Nos encontraríamos na Ilha.

Aí, quando chego no prédio, está ele, dentro de um taxi, só com as roupas de baixo.

- Fui assaltado!.
- Onde rapaz?
- Dentro do Extra.
- Como assim?
- Eu saí daqui, aí quando entrei no estacionamento a luz apagou - tem um horário que o Extra troca de rede, liga o gerador, não sei, mas apaga tudo - aí eu continuei. Tinha um pessoal que entrou junto comigo, mas quando chegou perto do ponto de taxi, eles entraram no supermercado e eu segui pela calçada, ao lado dos táxis. Não vi nada. Só os três me cercando e dizendo que eu passasse tudo que eles iam atirar. Os três, um de camisa de uma torcida uniformizada do Sport, outro de camisa laranja e um de verde, ameaçaram atirar, caso não entregasse o que tinha. Levantei as mãos e eles levaram minha camisa, a bermuda e o celular que estava nela. Fiquei de cueca e camiseta, no meio da rua.

O que mais poderemos esperar de um dia normal de jogo?

Ser assaltado, todos nós podemos ser. Estamos andando nas ruas e não somos os assaltantes. Logo, estamos aptos a sofrer tal investida. Agora, ser assaltado dentro de um estabelecimento comercial?

O que o "responsável pela segurança" disse foi: "O Extra não é responsável pela segurança no estacionamento". Certo. O local é arrendado, alugado, emprestado, dado, ou qualquer outro 'dado' aí, mas, e a tal organização que faz com que nas compras a partir de R$ 10,00, a permanência superior a 2h seja abonada? O lugar pode até não ser deles, mas, custava manter uma segurança decente?

Não que venhamos a deixar de assistir aos jogos no estádio, pois, se for por medo da violência, enclausuraremo-nos em nossas casas e não mais sairemos pra nada.

Vamos viver de deliveries e TVs a cabo.

NÃO.

O que queremos é só um pouco mais de segurança. Principalmente em dias de jogos.

Poderíamos falar mais, mas, não havendo a quem reclamar, melhor que faço é divulgar.

Um comentário:

Dan Coutelo disse...

2006... são quatro eternos anos sem ver meu glorioso em campo.

Assistindo como Mr. Paulino bem elencou: deliveries e TV a cabo.

Houve a oportunidade de ir com minha irmã para o estádio na final do campeonato... ela me chamou e meu coração rubronegro bateu alto. Mas acabei não indo...

Além do receio de sair para junto de animais que mal-usam camisas do meu time e se auto intitulam "torcedores" e pior "organizados", eu havia assistido a todos os jogos do sofá de casa... e até então estava dando muito certo... hehehe, sabe como é superstição de torcedor. Fiquei em casa e perdi mais a oportunidade de voltar aos gramados e comemorar um titulo do glorioso em campo. Enfim...

No jogo contra o Paraná, empurrado pela empolgação do meu pai tive a oportunidade de voltar à Ilha novamente. Estreia de Cerezo, após a ótima mudança de postura dos jogadores contra o Bahia... sentindo que os ventos iriam soprar diferente... CHAMEI meu pai para irmos ao jogo. Mas infelizmente, o trabalho me impediu de ir. Perdi a oportunidade.

No dia seguinte soube por Mr. Paulino todo esse ocorrido. E a noia martela de vez em quando.

Até quando as coisas serão assim? Até quando pessoas de bem terão que viver a lógica do Zoológico ao contrário? Até quando iremos nos gradear dentro de casa para os animais ficarem soltos?

Estádio é lugar de festa, de família, de pessoas de bem.

Atualmente (e isso é nacionalmente), "torcida organizada" é um jeito apenas mais singelo de chamar "bando de marginais fardados".

SOU A FAVOR DO FIM DAS TORCIDAS ORGANIZADAS

Fora, cambada. Eu ainda tenho esperanças que voltarei aos estádios.