02 dezembro 2009

HEXA? E FOI, É? QUANDO?


Texto: Paulo José Barbosa - Forum meusport.com.br

A verdade sobre 1987, Sport Campeão.


Em 1986 o campeonato BRASILEIRO foi decidido entre São Paulo e Guarani, com o SP sagrando-se campeão.

Naquele tempo, o campeonato era disputado por m
uitos times e os clubes dos grandes centros, os maiores em termos de títulos e torcida, resolveram se unir e criar um campeonato exclusivo com eles, os doze maiores do Brasil: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Internacional, Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Atlético Mineiro.O Bahia, que era dirigido por um homem com muita força no futebol, o Paulo Maracajá, e sempre atraía grandes públicos para a Fonte Nova, brigou muito, fez pressão e conseguiu sua inclusão, nascendo assim o famigerado Clube dos Treze.

Eles procuraram a Rede Globo, que gostou da ideia e conseguiram com a Coca-Cola o patrocínio do torneio, com a Coca colocando sua marca na camisa de todos os times, nos prismas principais dos estádios e nas transmissões da Rede Globo.

A CBF foi contrária pelo de que apesar dos clubes se acharem os maiores do Brasil, e alg
uns realmente eram, no campo e na bola jogada no ano anterior, muitos ficaram mal classificados; o Vasco, por exemplo, tinha caido pra 2ª divisão, então a CBF fez ver ao Clube dos 13 que qualquer clube que se achasse prejudicado, entraria com ação judicial e ganharia.

"Sport, o Campeão
"

Protesto contra a Coca-Cola. Então o "Clube dos 13" teve uma "brilhante" idéia: um campeonato com todos os 32 clubes da primeira divisão, divididos em dois módulos com 16 clubes cada.


O verde, com os clubes pertencentes a ele, os dois clubes não participantes do "Clube dos 13" melhores classificados no r
anking da CBF (Goiás e Curitiba) e o Santa Cruz, que entrou no bolo por causa da pressão política exercida por Marco Maciel e pela amizade pessoal que o presidente do santa cruz tinha com Marcio Braga, presidente do Flamengo e primeiro presidente do "Clube dos 13"; e o módulo amarelo, composto pelos demais clubes que tinham direito adquirido em campo de jogar a Primeira Divisão do futebol Brasileiro.

Cada módulo teria sua disputa, jogando todos c
ontra todos em turno e returno. No final, o 1º e o 2º de cada módulo fariam um quadrangular e decidiriam o campeão e o vice do Campeonato Brasileiro.

A segunda divisão também seguiu o mesmo critério, divididos em módulos azul e branco(as cores dadas aos módulos foram em homenagem a bandeira do Brasil).

Sendo assim, deu-se início ao Campeonato Brasileiro de 1987. Aí veio a grande SAFADEZA, típica atitude de abuso de poder das elites que acham que tudo podem em nosso país.

Quando já estava perto da definição dos representantes de cada módulo, para a disputa final, o "Clube dos 13" convocou uma reunião do Conselho Arbitral e propuseram uma mudança no regulamento, não havendo mais a realização do quadrangular final e que o campeão e o vice do módulo verde seriam decretados, automaticamente, campeão e vice do brasileiro.

Em votação, e
les obtiveram a maioria dos votos a favor da mudança, porque além de contar da unanimidade dos votos dos membros do módulo verde, alguns capachos do módulo amarelo também votaram a favor, como o Náutico, que objetivou claramente prejudicar o inimigo local, o SPORT, melhor time do Módulo Amarelo.

Mas aí veio o grande erro do "Clube dos 13", que não era comandado por pessoas tão inteligentes quanto os mesmos se achavam.

O
Regulamento do Conselho arbitral previa que para se aprovar o regulamento de uma competição, logicamente antes do início dela, precisava-se da maioria dos votos a favor, PORÉM, DEPOIS DE INICIADA A COMPETIÇÃO, O REGULAMENTO SÓ PODERIA SER MUDA
DO POR UNANIMIDADE DOS VOTOS do Conselho Arbitral e não apenas pela maioria dos votos.

Esta norma existia justamente para evitar que os times com maior poder pudessem se unir e usar este poder em favor de si mesmos durante uma competição.


Este erro foi decisivo para que o Flamengo e seu "inteligente" presidente perdesse, no futuro
, todas as tentativas jurídicas de conseguir o título de campeão brasileiro de 1987.

A CBF então fez o justo e o que estava conforme a Lei e não aceitou a falcatrua maquinada pelos mafiosos que na época estavam a frente do "Clube dos 13", confirmando a realização do quadrangular final.

As primeira e segunda rodadas foram marcadas, mas Flamengo e Inter não apareceram e a CBF acabou marcando dois jogos entre SPORT e Guarani, sendo o primeiro em Campinas, com empate de 1X1 e o segundo na ILHA, 1X0 para o SPORT, com gol de Marco Antônio.

O fato da Gl
obo não ter transmitido os jogos deu-se em virtude do boicote que os clubes integrantes do Módulo Amarelo fizeram à Rede Globo e à Coca-cola, que juntamente com o "Clube dos 13" se achavam donas do futebol brasileiro e só patrocinaram os clubes do Módulo Verde.

Homero Lacerda, presidente do SPORT Recife na época, proibiu a entrada de profissionais da Rede Globo na Ilha e fechou a transmissão do jogo pelo SBT, eterna rival da Rede Globo. O mesmo fez o presidente do Guarani.

O Flamengo tentou de todas as formas anular a decisão da CBF e perdeu em todas as instâncias judiciais, no âmbito desportivo e também da Justiça Comum, sendo inclusive ameaçado de punição pela FIFA, que tamb
ém reconhece o título de 1987 como sendo do Sport.

Por fim, SPORT e Guarani foram homologados campeão e vice-campeão brasileiros de 1987, tendo inclusive representado o Brasil na disputa da Taça Libertadores da América de 1988.

Como se pode ver, o SPORT derrotou a todos que se dignaram a enfrentá-lo nos gramados (como o vice-campeão brasileiro do ano anterior: O Guarani) e nos tribunais (os que não tiveram decência de enfrentá-lo nos gramados, como Flamengo e Internacional).

Esta história marca a luta de um time nordestino que enfre
ntou sozinho o poder dos maiores times do Brasil, que unidos com a Rede Globo e a multinacional Coca-Cola, acharam que poderiam fazer prevalecer sua vontade sobre o que era justo e dentro da Lei.

Algumas mentiras que se repetem a
té hoje:

"SPORT e Guarani eram da segunda divisão."
Mentira: Como poderia ser o Guarani da segunda divisão se era o vice campeão de 1986? A segunda divisão foi disputada com os Módulos Azul e Branco.

"A CBF mudou o regulamento."
Mentira: Quem tentou mudar regulamento, após o início da competição, foi o Clube dos 13, mas não teve êxito, pois isto só seria LEGAL com a UNANIMIDADE dos votos dos membros do Conselho Arbitral, o que não ocorreu.

"O Flamengo recebeu a taça."

Mentira:
A taça foi entregue ao SPORT e está na Ilha do Retiro, na sala de troféus do SPORT, para quem quiser ver.


- - - - - - - - - - - - - - - - - -



Em outro fórum do meusport.com.br, o internauta-rubronegro Ubirajara Ramos postou, em resposta a Andrade, Juca Kfouri e demais iludidos pela Rede Bobo o seguinte parecer da da CBF:

Sobre a COPA UNIÃO 1987 e a contagem do número de campeonatos de 1ª divisão / Série A, para efeito de entrega da TAÇA CEF – Caixa Econômica Federal, chamada de “TAÇA DE BOLINHAS”, ao primeiro clube Pentacampeão Brasileiro, temos a informar:

a. O site da CBF apresenta o SPORT Club Recife como campeão oficial da 1ª divisão [equivalente à Série A] do Campeonato Brasileiro de 1987.

d. Com a decisão da CBF na gestão do Presidente Otávio Pinto Guimarães [confirmada pelo STJD], o Sport-PE e o Guarani-SP – considerados, respectivamente, Campeão Brasileiro e Vice de 1987 - ganharam o acesso e disputaram a Copa Libertadores da América de 1988, o que somente se deu mediante anuência prévia da CONMEBOL e da FIFA, que reconheceram o resultado aprovado pela Justiça Desportiva brasileira.

e. De acordo com o critério técnico adotado na parceria CBF/CEF à época, a chamada “Taça de Bolinhas” seria destinada ao clube que pela primeira vez fosse oficialmente declarado pela CBF como Pentacampeão da Série A, [equivalente à 1ª divisão] do Campeonato Brasileiro de Clubes de Futebol de Campo Profissional. f. Nas 38 edições do Campeonato Brasileiro Série A – de 1971 a 2008 - o FLAMENGO foi Campeão 4 vezes [1980, 1982, 1983 e 1992].

g. Nas 38 edições do Campeonato Brasileiro Série A – de 1971 a 2008 - o SÃO PAULO foi Campeão 6 vezes [1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008].

h. Portanto, a chamada “Taça de Bolinhas” será entregue ao clube SÃO PAULO em data a ser definida de comum acordo entre a CBF e o clube.


i. A DCO/CBF informou a esta Ouvidoria que “o caso da COPA UNIÃO 1987 está encerrado e arquivado e que nada mais há a comentar sobre o assunto”.

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

É... às Globos, aos Jucas, Andrades e outros galinhos... vocês podem até ciscar de um lado pro outro. Mas a TAÇA DE 1987 É NOSSA. Ganhada dentro e fora do campo.

E o São Paulo é o legítimo detentor (e de forma permanente) da Taça de Bolinhas.


Aos bravos leões daquela conquista, a nossa homenagem e eterna vigilância para que esse fato nunca deixe de incomodar a memória flamerdista e das mídias do Eixo do Mal.


Compacto da FINAL DE 87.


SPORT ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987.

2 comentários:

Fernando Paulino disse...

Cara,
só faltou postar o vídeo do gol de Marco Antônio, na final contra o Guarani.
Tou providenciando e postarei dentro desta mesma publicação.
Valeu Dan.

Moises disse...

Essa passagem da história do Futebol foi astuciosamente articulada pela GLOBO e PLACAR para permitir que o povo do SUL e SUDESTE (e nossos queridos Tricobarbies é claro) pudessem, de tempos em tempo, falar e reverenciar as conquistas de nosso Glorioso SPORT!

QUEM NÃO FALAR DO SPORT É MUDO, CAZÁ, CAZÁ E PELO SPORT TUDO!

Abraço!