05 abril 2012

POR QUE, MAZOLA?

Por que Tobi? Por que Diogo Oliveira. Por que Marquinhos Gabriel? Por que Ailson? Por que Williams? Por que Jael? Por que não Naldinho? Por que não Bruno Aguiar? Por que não Marquinhos Paraná? Por que não Renê? Por que não Jheimy?

Por que, Mazola? Será que dava ao menos para responder?

Como no post sobre a goleada do Sport com o Serra Talhada (clique aqui para ler o post), falamos que Mazola vem tirando leite de pedra com esse time limitadíssimo do Sport. Jogar com um time que não tem opções no meio campo para aumentar o poder criativo e ofensivo do time e ainda sim ter uma aproveitamente de mais de 70% é louvável. O mérito desse post não é dizer se Mazola é fraco ou não, mas sim tentar entender porque ele inventou ao invés de fazer o simples.

Uma verdade a ser dita, NUNCA AS TRAVES TRABALHARAM TANTO EM UMA PARTIDA. Mas mesmo assim, a atuação do Sport não foi surpreendente. O time jogou com o mesmo ímpeto que jogou contra o 04 de julho na primeira fase da #CB2012: SALTO ALTO, ARROGÂNCIA, CORPO MOLE, FALTA DE COMPROMETIMENTO e DISPLICÊNCIA. Com exceções para MAGRÃO (paredão eterno) e MOACIR (enfim uma partida lembrando o velho Moacir de 2009), o conjunto da obra foi sofrível. E para ver isso, bastou assistir a um jogo contra um time um pouco melhor tecnicamente que o adversário da primeira fase. O resultado SAIU MUITO BARATO PRO SPORT. O Paysandu perdeu "A" oportunidade histórica de golear o Leão da Praça da Bandeira e praticamente sacramentar sua inédita classificação. Uma vergonha.

Não sei se os deuses da bola foram benevolentes com o Sport, ou se estão só querendo se divertir um pouco mais vendo o sofrimento da nossa torcida com mais uma exibição do futebol pífio e nem um pouco convincente que o Leão vem jogando nessa competição. É aguardar quarta que vem para ver.

Comentários tendenciosos FOB sobre a partida :

- TOBI foi escalado apenas por consideração, não por diferencial técnico. Já dissemos que só a força de vontade não faria do Tobi titular... aí Mazola optou pela amizade com o jogador, ou a gratidão pelos serviços prestados... sei lá o que passou na cabeça de Mazola. Detalhe: Tobi não jogou uma partida esse ano nesse novo esquema adotado por Mazola.

- BRUNO AGUIAR é nosso zagueiro mais regular, já jogou duas partidas nesse esquema escolhido pelo treinador e ficou de fora, no banco, sem motivo lógico algum.

- Willians e Jael formaram a melhor dupla de zaga que o Paysandu teve em sua história, nunca vi tanta disposição para isolar bolas.

- Onde que Diogo Oliveira é melhor que Naldinho e Marquinhos Paraná?

- Como se joga num 5-3-2 com 3 zagueiros, 2 volantes e o setor defensivo do time continua uma mãe?

- Como se demorou a mexer no time que nitidamente não estava bem no primeiro tempo. Saudades de Nelsinho que numa final da Copa do Brasil viu que Kassio não estava bem e tirou ele aos 27 minutos do primeiro tempo. O resultado todos lembramos com saudade.

Abaixo os melhores (se houver) momentos:



Análise totalmente parcial do FOB sobre a equipe:

MAGRÃO - Nota 10. Melhor em campo. Defendeu um pênalti e fez verdadeiros milagres na partida de ontem.Grande responsável por não termos levado uma sonora goleada. Não merece o elenco que joga à sua frente.

MOACIR - Nota 8. Tirou onda na direita, correu o jogo todo e foi senhor absoluto da direita ofensiva do Leão. Finalmente uma partida digna do Moacir que passou por aqui em 2009. Na defesa deixou brechas que - TATICAMENTE - eram pra ser preenchidas pelo esquema com 3 ZAGUEIROS.

AILSON, EDCARLOS, TOBI - Nota 3 para todos. Com um esquema de 3 zagueiros, formaram uma verdadeira Avenida Sport Club do Recife para o ataque do Paysandu passar livremente. Fraquíssimos. Bruno Aguiar jamais poderia ser reserva desse time. Nem Tobi titular. Aliás, Tobi falhou nos gols, fez o pênalti e nunca jogou nesse esquema... e a pergunta paira... POR QUE TOBI FOI ESCALADO TITULAR?

MARQUINHOS GABRIEL - Nota 1. O pior da partida. Pra variar um jogador IMPROVISADO mesmo tendo opções da posição para colocar. Só Mazola pode explicar sua escalação. O jogador parecia não estar no jogo, Atacou mal e defendeu pior ainda. Foi sacado tarde demais para a entrada de Marquinhos Paraná. Aliás... POR QUE ELE FOI TITULAR E NÃO RENÊ?


DIOGO OLIVEIRA - Nota 2. Fraco, lento e lerdo. Chega atrasado nas bolas e perdeu lances de bolas bobas errando passes de meio metro. Seu melhor lance na partida foi quando pediu pra sair. POR QUE NÃO NALDINHO OU MARQUINHOS PARANÁ TITULARES?

RIVALDO - Nota 4. Não sei o que o pessoal vem trabalhando com ele que o fez acreditar que era Messi. Tentou driblar e fazer firulas no nosso setor defensivo e entregou o jogo em pelo menos 3 lances. Para nossa sorte temos Magrão no gol e o Paysandu como adversário.

MARCELINHO PARAÍBA - Nota 5. Jogou nada. E quando não joga, o Sport não joga. Essa é a nossa MARCELINHODEPENDÊNCIA. O preço por uma diretoria incompetente que não contratou um segundo meia. O mais absurdo foi ver ele não acreditar que ia ser substituído e achar ruim. Pareceu ser até o DONO DO SPORT.

WILLIANS - Nota 6. Um primeiro tempo de muita correria e só. No segundo tempo, veio pra meia quando Marcelinho foi substituído e subiu um pouco de produção. Mas jogou mais de zagueiro do Paysandu.

JAEL - Nota 5. Valeu pelo gol, e só. Também jogou boa parte quase como zagueiro do Paysandu. Mas dando um desconto, Jael é um jogador de área, enquanto ele tiver que vir buscar o jogo no meio campo, não conseguirá fazer nada. Ciro sofreu esse problema também aqui na Ilha. É o resultado de um time que não tem peças de ligação no meiocampo.

MARQUINHOS PARANÁ - Nota 6. Há um mês parado, entrou para melhorar a qualidade no meio campo no lugar de Marquinhos Gabriel. E melhorar o meiocampo nesse jogo não era uma missão muito difícil. Cumpriu o que tinha que fazer e renovou o poderio ofensivo do Sport.

JHEIMY - Nota 6. Entrou no lugar de Marcelinho PB (que não queria sair). Ainda acho ele nossa melhor dupla de ataque com JAEL. Não sei o PORQUÊ de se insistir em Williams.

NALDINHO - Nota 6. Entrou no lugar de DIOGO OLIVEIRA (só quando esse pediu pra sair). Naldinho entrou faltando 15 minutos para o fim da partida e fez mais que o titular em 75 minutos. Aí fica a pergunta: POR QUE DIOGO OLIVEIRA FOI TITULAR?

MAZOLA JR. - Nota 3. Foi decisivo para esse resultado negativo do time. Escalou mal. Deixou Bruno Aguiar, Renê, Naldinho, Marquinhos Paraná e Jheimy no banco. Começou com Tobi, em um esquema que nunca havia treinado com ele, só por consideração. Demorou a PARTICIPAR do jogo. Mexeu no time tardiamente. Só tirou Diogo Oliveira porque ele pediu pra sair. Rivaldo fez 3 lances bisonhos e ele não o tirou. Insistiu nas improvisações. Preteriu Renê ao improvisado Marquinhos Gabriel na lateral. Não soube ler o jogo desde o início da partida. Enfim, c@#$gou feio ontem.

É... leitores-amigos do FOB... há um mês da Série A, ESSE É O ESCOPO DO TIME DO SPORT. Um time que consegue a proeza de consagrar YAGO PIKACHU e PAULO RAFAEL vai fazer o quê contra Neymar, Borges, Ganso, Dagoberto, Leandro Damião e outros?

#MedoDesseTImeNaSérieA

Uma vergonha essa falta de planejamento da Diretoria Rubronegra.

#AcordaSport

Nenhum comentário: