17 outubro 2011

MATEMÁTICA SIMPLES, MAS...

O Campeonato Brasileiro da Série B de 2011 foi um dos mais fáceis para se conseguir o acesso.

Primeiro pelo nível dos adversários, dos quais, poucos se destacaram como Portuguesa, Ponte Preta e... só. E segundo pelo elenco que o Sport montou para disputá-lo, mais ou menos competitivo.

Sem nem pestanejar, por mais pessimista que se fosse, qualquer um colocaria o Sport entre os quatro mais bem colocados, devido ao elenco e, claro, ao nível do futebol, por consequência. Sem falar o dito por grande parte de torcedores apaixonados, que acreditavam até num segundo título brasileiro...

Mas, não.

O que se viu durante as últimas 30 rodadas foi um grupo apático, com salários de Série A e futebol de Série C. E isso só me alimenta ainda mais uma certeza: NUNCA QUISERAM SUBIR O TIME PARA A PRIMEIRA DIVISÃO. E quando eu digo GRUPO eu incluo jogadores e comissão técnica. O que mais parece é que uma panelinha tá com medo de subir pra Série A e perder a vaga no time no ano que vem. A maioria tem contrato até o final de 2012 ou início de 2013, tem os salários pagos RELIGIOSAMENTE em dia e tem recebido o BICHO no final de algumas partidas, não ficando nada acumulado. PODE ISSO?

O pior é alguém saber disso, não identificar de onde parte esse complô e não fazer nada. Parece que nem o presidente está conseguindo colocar a casa em ordem.

História igual eu vi anos atrás, quando abandonaram o barco para o capitão afundar sozinho sob os protestos e xingamentos da torcida.

Queria queimar a língua por dizer isso se houvesse uma virada, mas, nem nisso eu acredito mais. Sabem por que?

A RESPOSTA É MATEMÁTICA
Permanecendo, matematicamente, essa situação, o quarto colocado terminaria o campeonato com 63 pontos. Como nós temos 40, teríamos que fazer 23 ou 24 pontos. Ok? Ok?

Estaria Ok, se restassem 13~14 jogos, mas restam apenas oito para fazer os tais 23~24 pontos, e aí, você ainda acredita? Nem eu.

Levando em conta alguns cruzamentos com os times que estão lá em cima na tabela, a umidade relativa do ar e o volume de gases expelidos por uma muriçoca albina no trajeto entre a Costa do Marfim e a Tunísia, há quem diga que com 60~61 o time sobe. Até que me provem o contrário, fico com meus cálculos baseados nos 63~64, algo em torno de 55~56%.

Lembrete
Ano passado, a Portuguesa, aspirante a campeã deste ano, terminou na quinta colocação com 62 pontos, apenas um a mais do que os seus atuais 61 (há oito rodadas do final).


A matemática até parece simples (não, não parece). Até seria SE, e somente SE, o futebol fosse uma ciência exata. Mas acho que, ainda assim, esse cálculo não estaria ao nosso favor.

Contentemo-nos com a disputa da Série B em 2012 e, provavelmente, também em 2013, porque, caso caiam Atlético-PR, Atlético-MG ou Cruzeiro, e por aí vai... além, claro, de Avaí e América-MG, os, respectivamente, Salgueiro e Duque de Caxias da Série A, essa Série B/2012 será uma das mais difíceis de toda a história desta competição.

Sem mais para o momento.

Nenhum comentário: