07 outubro 2011

DEIXANDO DE LADO OS ENTRETANTOS...

Partindo, finalmente, pros 'finalmentes', restam à Série B do Campeonato Brasileiro de 2011, APENAS, 10 jogos. São 30 pontos a serem disputados e uma pequena matemática põe em dúvida a futura situação 'campeonatística' do Sport em 2012.

Sem querer ser pessimista, o que não sou nem nunca fui, se fizermos uma análise 'porbaixamente' dos números da tabela, nos sobra pouca certeza pra afirmar que, em 2012, estaremos na Série A.

Me utilizando dos bordões Odorico-Paraguaçunianos, juntamente com neologismos criados pela minha pessoa, digo que, de Bem Amado, ao final deste post, serei crucificado como o Mal Amado, algo que, de antemão afirmo que também não sou.



Agora, vamos ao que interessa...




Nas nove primeiras rodadas, TODOS nós reclamávamos da frágil situação em que o time se encontrava.

Foram 3 vitórias, 5 empates e 1 derrota, somando 14 pontos em 27 disputados, com um aproveitamento de 51,85%. As dez últimas rodadas da ida, foram um verdadeiro jogo do perde-e-ganha, com 5 vitórias e 5 derrotas, 15 pontos de 30 disputados (aproveitamento de 50%).

Já na era PC Gusmão, os jogos da volta não mostram um resultado diferente da primeira fase. Já são nove jogos disputados e a seguinte marca: 4 vitórias, 2 empates e 3 derrotas (seguidas), alcançando os MESMOS 14 pontos das nove primeiras partidas do campeonato.

Em 2010, o América-MG conseguiu acesso à Série A na quarta colocação com 63 pontos, 55,26% de aproveitamento. Este ano, o time que está em 4º colocado tem até o momento um aproveitamento de 57%, o que elevaria o número final de 63 (2010) para 65 pontos.

1) Hoje, o Sport está com 43 pontos (51,19%).

2) Levando em consideração os possíveis 65 pontos para o acesso e que:
a- Restam APENAS 10 jogos (30 pontos);
b- Mantendo o aproveitamento de 51% até o final (15 pontos);
c- Somando os 15 pontos aos atuais míseros 43, finalizaríamos a jornada com singelos malditos 58 pontos.

3) Para chegar aos 65 pontos, teremos que fazer 22 pontos, ou seja, elevar para 73,3% o nosso aproveitamento. É algo como em 10 jogos, vencer 7, empatar 1 e perder apenas 2.

Aí é que eu pergunto:

AINDA DÁ?

A resposta é dicotômica e, antes de mais nada, eu afirmo que SIM. E a solução está dentro de casa.

Acredito que força, acompanhamento e cobrança maiores da presidência e diretoria, aliados a acompanhamentos psicológicos aos jogadores que estão na pressão pelos maus/péssimos resultados ajudariam bastante.

Agora, como isso vai acontecer e onde vamos chegar, EU NÃO SEI.

Eu sei que amanhã, contra a Ponte, temos que entrar com a macaca e não fazer macaquices com a paciência do torcedor, que já está por explodir.

Mais do que sorte e dos resultados dos adversários, temos que por em campo a nossa competência e garra.

PELO SPORT, TUDO!

Nenhum comentário: