30 outubro 2011

ERA DUBEUX, ERA.


"Nossos sonhos terão inveja do nosso futuro."

Essa foi a frase-chave do nosso pseudo-omisso-presidente, Gustavo Dubeux, quando deu início ao seu biênio a frente da presidência do Sport Club do Recife.

E nós acreditamos nessa balela...

Meus sonhos eram o 40º título, o Bi da Copa do Brasil, o acesso à Série A juntamente com a taça de campeão e uma arena novinha em folha.

Mas no nosso futuro, a realidade foi que o Sport de 2011 só fez perder.

Perdemos o Campeonato Pernambucano para um timeco fora de série, fomos eliminados da Copa do Brasil ainda na primeira fase por um time que sequer tinha jogado uma partida junto... perdemos a chance de subir para a Série A em uma das edições mais ridiculamente fáceis da Série B, perdemos a vergonha quando um monte de canalha fantasiado de jogador de futebol - TUDO COM PERFIL DE DERROTADO - levou vareio de bola de um monte de time sem expressão... e, claro, não podemos esquecer... PERDEMOS ATÉ UM BOI PARA UM PAI DE SANTO CHARLATÃO.

É, senhor Gustavo Dubeux, fomos atrás do seu futuro e deixamos de lado nossos sonhos. Agora nos diga, a troco de quê?

Pois nos meus sonhos não apareciam Rithelly, Moacir, Branquinho, Viçosa, Bruno Mineiro, Saci, Thiaguinho, Renato, Willians, Marcelinho e Cia LTDA.

#TOMAVERGONHASPORT

Medo de 2012.

29 outubro 2011

ACREDITAR? NEM EM SONHO.

Há quem ainda acredite que dá, pelo simples fato de estarmos (continuarmos) a 3 pontos do 4º colocado.

Como venho falando, se fosse apenas matemática, seria simples. Mas, o fato é que outros fatores, que já falei aqui, é que estão realmente pesando nessa 'decisão' de subir ou não. Nesse caso, o 'ou não' tá muito mais forte.

Moacir, Diogo, Branquinho e Viçosa, de cara? Na boa? Parece que até o PC tá na onda dos jogadores. Não quer subir. Travou. Foi pego pelo sistema. Sendo assim... Sabe do que mais? Vou começar uma campanha contra o PC.

A partir de hoje só uso Mac, rodando o Lion. Pronto, tá decidido.

Derrotas? Não é uma, duas, três, ..., - eita, já são 11 nesse Brasileirão -, que vão me fazer te abandonar. Não, Sport. Nem assim.

Mas, o que estamos vendo é coisa de quem já o fez há muito tempo.

---------------------

Náutico (fiz questão de escrever corretamente o nome do adversário) 2x0 Sport

Vi um texto no Globoesporte que achei um absurdo. "Expulsão de Renato tira poder de reação do Sport". Sério que eu li isso? Desde quando Renato é poder de reação? O time está morto (ou fingindo que está). Não é possível que, depois daquele jogo contra o Vitória, o qual ganhamos de 4x0, TODOS os jogadores esqueceram o aprendido ao longo de suas vidas. EU NÃO ACREDITO.

E MAIS...

NÃO ACREDITO MAIS NO ACESSO DO SPORT.


27 outubro 2011

PENSAMENTO DO DIA

Informações da SportNet
 "Tabu é feito para ser quebrado."
PARAÍBA, Marcelinho

Sábias palavras do meia RubroNegro, Paraíba, sobre a sequência invicta do time de Rosa&Sylva, jogando na Casa Rosada.
Marcelinho admitiu que as Barbies são favoritas, por jogarem em casa, mas alfinetou: "Na hora em que a bola rolar, o favoritismo acaba".

22 outubro 2011

QUEM AINDA ACREDITA LEVANTA A MÃO...

\o
Quem em sã consciência esperava um resultado como esse? Eu? Talvez.
Eu venho pagando de realista, correndo o risco de ser chamado de pessimista e o que vemos? Um time que NÃO QUER SUBIR.
NÃO QUER SUBIR e está brincando com a torcida, pagando de guerreiro e cagando no terreiro.
0x1, aos 45' do segundo tempo.
Parabéns ao Goiás, que conseguiu lutar até o último minuto.
Se o Sport quisesse sobrar nessa partida bastava os jogadores quererem. << quererem, verbo, terceira pessoa, plural, infinitivo pessoal do verbo querer. (pessoal? plural? O pessoal, que era pra jogar no plural, é que está complicando meu entendimento acerca do verbo querer.)
Fala-se em 63 pontos, o presidente vem a público falar que estamos a somente 2 do quarto colocado. Sabe o que eu acho? Não sabe? Nem eu.
Se quando os times pedem pra gente subir a gente não sobe... Só me lembro de 2010.
(post escrito durante a apresentação da galera do @jovemnerd, no @iSeminar)

20 outubro 2011

PRÉ-TABELA DA COPA 2014

Jogo da Seleção Brasileira na Arena Pernambuco nem em sonho. Mas isso não é exclusividade nossa. Beira Rio (RS) e Arena da Baixada (PR) também ficam de fora.


Clique na imagem para ampliar. Abrirá em outra janela/aba.

18 outubro 2011

0x1: VITÓRIA ESMAGADORA SOBRE O SALGUEIRO (E FORA DE CASA)

Como afirmei aos amigos @ALFontenelle e @1bertinho, não pensei ainda nessa existência comemorar TANTO uma vitória esmagadora por 0x1 sobre o forte Salgueiro.

Pois é. Ainda espero ter a língua queimada por esses jogadores. E se conseguirem, prometo um post especial pra cada um.



Outros compromissos me impedem de fazer parte da #IlhaLotada, no próximo sábado. Acompanharei de onde estiver.

Pelo Sport, tudo!

17 outubro 2011

MATEMÁTICA SIMPLES, MAS...

O Campeonato Brasileiro da Série B de 2011 foi um dos mais fáceis para se conseguir o acesso.

Primeiro pelo nível dos adversários, dos quais, poucos se destacaram como Portuguesa, Ponte Preta e... só. E segundo pelo elenco que o Sport montou para disputá-lo, mais ou menos competitivo.

Sem nem pestanejar, por mais pessimista que se fosse, qualquer um colocaria o Sport entre os quatro mais bem colocados, devido ao elenco e, claro, ao nível do futebol, por consequência. Sem falar o dito por grande parte de torcedores apaixonados, que acreditavam até num segundo título brasileiro...

Mas, não.

O que se viu durante as últimas 30 rodadas foi um grupo apático, com salários de Série A e futebol de Série C. E isso só me alimenta ainda mais uma certeza: NUNCA QUISERAM SUBIR O TIME PARA A PRIMEIRA DIVISÃO. E quando eu digo GRUPO eu incluo jogadores e comissão técnica. O que mais parece é que uma panelinha tá com medo de subir pra Série A e perder a vaga no time no ano que vem. A maioria tem contrato até o final de 2012 ou início de 2013, tem os salários pagos RELIGIOSAMENTE em dia e tem recebido o BICHO no final de algumas partidas, não ficando nada acumulado. PODE ISSO?

O pior é alguém saber disso, não identificar de onde parte esse complô e não fazer nada. Parece que nem o presidente está conseguindo colocar a casa em ordem.

História igual eu vi anos atrás, quando abandonaram o barco para o capitão afundar sozinho sob os protestos e xingamentos da torcida.

Queria queimar a língua por dizer isso se houvesse uma virada, mas, nem nisso eu acredito mais. Sabem por que?

A RESPOSTA É MATEMÁTICA
Permanecendo, matematicamente, essa situação, o quarto colocado terminaria o campeonato com 63 pontos. Como nós temos 40, teríamos que fazer 23 ou 24 pontos. Ok? Ok?

Estaria Ok, se restassem 13~14 jogos, mas restam apenas oito para fazer os tais 23~24 pontos, e aí, você ainda acredita? Nem eu.

Levando em conta alguns cruzamentos com os times que estão lá em cima na tabela, a umidade relativa do ar e o volume de gases expelidos por uma muriçoca albina no trajeto entre a Costa do Marfim e a Tunísia, há quem diga que com 60~61 o time sobe. Até que me provem o contrário, fico com meus cálculos baseados nos 63~64, algo em torno de 55~56%.

Lembrete
Ano passado, a Portuguesa, aspirante a campeã deste ano, terminou na quinta colocação com 62 pontos, apenas um a mais do que os seus atuais 61 (há oito rodadas do final).


A matemática até parece simples (não, não parece). Até seria SE, e somente SE, o futebol fosse uma ciência exata. Mas acho que, ainda assim, esse cálculo não estaria ao nosso favor.

Contentemo-nos com a disputa da Série B em 2012 e, provavelmente, também em 2013, porque, caso caiam Atlético-PR, Atlético-MG ou Cruzeiro, e por aí vai... além, claro, de Avaí e América-MG, os, respectivamente, Salgueiro e Duque de Caxias da Série A, essa Série B/2012 será uma das mais difíceis de toda a história desta competição.

Sem mais para o momento.

15 outubro 2011

O MAIS DIFÍCIL É ACREDITAR QUE ESSE TIME QUER SUBIR

É isso mesmo. Não é admissível num time tamanha falta de competência para finalizar em gol.
O que parece mesmo é que esses jogadores não querem subir o time de divisão. Sabe por que?

Primeiro porque se sobe, metade (ou mais) será dispensada. Então, pra que arriscar a própria cabeça e encerrar um contrato que vai até final de 2012, 2013?

1x1, num jogo em casa, contra o Bragantino, que resolveu não atacar, foi a gota d'água.

Definitivamente esse time não quer subir. É série B em 2012. E olhe lá.

14 outubro 2011

APAGÃO, BILITERALMENTE FALANDO


Apagao na Ilha. Biliteralmente. @sportrecife 0x0 bragantino. http://twitpic.com/70diw9.

Vai ser difícil fazer esse time subir. Se o próprio time não quer...

---------------------
Em tempo: Este post foi escrito no final do primeiro tempo, mas, não havia sido publicado. Agora, foi. 

13 outubro 2011

COMO SERÁ O AMANHÃ?

Responda quem puder.

Eu, como não sou formado (nem quero ser) no campo da adivinhação, apenas afirmo - quando se afirma uma previsão, é mais querer do que saber - e afirmar eu posso.

Afirmar eu posso porque faz parte da rotina do torcedor. Faz parte do sonho no qual o futebol está envolto.

Pra esse jogo contra o Bragantino, estaremos todos lá.

Estaremos lá pra ver Magrão, Renato, Tobi, Gabriel, Saci, Hamilton, Robston, Maylson, Marcelinho, Bruno e Willians darem o melhor pelo Sport e por nós. Como afirmei posts atrás, essa é a hora de mostrar se o time quer ou não subir. Esse 'simples' jogo apenas, pra mim, é o divisor de águas entre as três partidas consecutivas que perdemos, incluindo o último e péssimo resultado na Ilha, contra o São Caetano e o acesso à Série A.

Como todo bom e velho RubroNegro, não queremos apenas uma vitória, mas uma vitória bonita, nem que seja de meio a zero.

Pelo Sport, tudo!

11 outubro 2011

HOMENAGEM DO FOB A JOSÉ VASCONCELLOS

Nossa homenagem a um dos maiores humoristas que o nosso país já teve.
Se brincar, esse texto que ele apresentou no Programa do Jô, casa direitinho com a maioria dos clubes brasileiros, incluindo o Sport...
- Quem é o lateral?
- Isso, quem é o lateral.
kkkkkkkkkkk (brincadeira!)

10 outubro 2011

QUE RODADA INTERESSANTE

A rodada de número 30 desta Série B será uma das mais competitivas de todos os tempos para os times que disputam o acesso.

E a emoção começará nesta terça, 11, com dois jogos: Portuguesa x Boa, no Canindé e Americana x Náutico, no Delcio Vitta. Os quatro times encontram-se nas 1ª, 5ª, 3ª e 4ª colocações, respectivamente e, com exceção da Portuguesa, os outros três são adversários diretos do Sport rumo à primeira divisão do Brasileiro.

A Ponte Preta, segunda colocada na tabela, joga no sábado, contra o Guarani, fora de casa e vem de uma derrota (para o Goiás) e um empate, contra o Sport, na última rodada. Eu, que não vou mentir, sou Bugre desde pixototinho.

Já o Sport (6º, com 44p), tem pela frente o Bragantino (7º, com 43p). Esse será o primeiro de cinco jogos que o nosso RubroNegro fará no Recife. Desses 5 jogos, 3 são na Ilha, um é na #CasaRosada, nos Aflitos e o outro, contra o Salgueiro, será no Big Cunha, em Paulista, RMR.

Ainda falando em Salgueiro, ainda nesta 30ª rodada, o Salgueiro vai ao Heriberto Hulse enfrentar o Criciúma. Não se pode esperar muita coisa, mas, torço pelo Carcará. (...)

A partida contra o Bragantino na próxima sexta-feira, vale não só os "6" pontos, mas a certeza se o time quer ou não subir de divisão; vale cada grito de apoio de cada torcedor que foi à Ilha do Retiro neste campeonato, seja nas vitórias, nos empates e até nas derrotas.

O que está em jogo a partir de agora não são apenas os pontos a serem conquistados.

É a alma do time. A história e o espírito do Clube. Guerreiro e vencedor.

Vamos, vamos, meu Leão! Vamos, pra ganhar!

Pelo Sport, tudo!

09 outubro 2011

"E O INESPERADO ACONTECEU" ou "PONTE PRETA 1x1 SPORT"



Aconteceu o que ninguém esperava. Empatamos com a Ponte Preta, fora de casa, após uma sequência miserável de três derrotas.
Daí em diante, tudo serão flores? Nada disso. Agora é que a pedreira aparece.
Jogaremos contra o Bragantino, em jogo de disputa direta de pontos. Temos 44 pontos, eles, 43.
Depois disso vem o Salgueiro, que, apesar de ser pernambucano e de conhecermos o seu futebol, está na #ZonaDeDegola, o que o coloca num patamar de possível vencedor ou conquistador de 1 ponto, visto que, contra lanternas, somos internacionalmente conhecidos como os levanta-defuntos.
Mas aí já é na outra rodada. Antes disso tem o jogo da sexta-feira, contra o time das Empadas Bragança.

Vamos que vamos!! Não é estranho, mas um certo otimismo tomou conta deste que vos bloga. Não sou pessimista, e, de acordo com o post anterior, falamos que ainda dá.

Próximos jogos:
OUTUBRO
14 - 20h30 - Sport x Bragantino
18 - 20h30 - Salgueiro x Sport
22 - 16h20 - Sport x Goiás
29 - 16h20 - Náutico x Sport

NOVEMBRO
05 - 16h20 - Sport x Boa Esporte
08 - 21h50 - Portuguesa x Sport
12 - 16h20 - Sport x Americana
19 - 16h20 - Sport x Paraná
26 - 16h20 - Vila Nova x Sport

Ao todo são 05 jogos na Ilha do Retiro e 04 jogos fora, sendo que desses 04, 01 é no Recife e o outro, contra o Salgueiro é em Paulista, na Região Metropolitana.
Os seja, dos próximos nove jogos, apenas dois são, realmente fora de casa. Contra a Portuguesa e Vila Nova, na última rodada.
Estaremos na próxima sexta-feira, contra o Bragantino, jogando o TUDO OU NADA. Nós do FOB estaremos lá também, apoiando.
Sport, é a hora da prova final. Acorda meu povo!

Pelo Sport, tudo"

07 outubro 2011

DEIXANDO DE LADO OS ENTRETANTOS...

Partindo, finalmente, pros 'finalmentes', restam à Série B do Campeonato Brasileiro de 2011, APENAS, 10 jogos. São 30 pontos a serem disputados e uma pequena matemática põe em dúvida a futura situação 'campeonatística' do Sport em 2012.

Sem querer ser pessimista, o que não sou nem nunca fui, se fizermos uma análise 'porbaixamente' dos números da tabela, nos sobra pouca certeza pra afirmar que, em 2012, estaremos na Série A.

Me utilizando dos bordões Odorico-Paraguaçunianos, juntamente com neologismos criados pela minha pessoa, digo que, de Bem Amado, ao final deste post, serei crucificado como o Mal Amado, algo que, de antemão afirmo que também não sou.



Agora, vamos ao que interessa...




Nas nove primeiras rodadas, TODOS nós reclamávamos da frágil situação em que o time se encontrava.

Foram 3 vitórias, 5 empates e 1 derrota, somando 14 pontos em 27 disputados, com um aproveitamento de 51,85%. As dez últimas rodadas da ida, foram um verdadeiro jogo do perde-e-ganha, com 5 vitórias e 5 derrotas, 15 pontos de 30 disputados (aproveitamento de 50%).

Já na era PC Gusmão, os jogos da volta não mostram um resultado diferente da primeira fase. Já são nove jogos disputados e a seguinte marca: 4 vitórias, 2 empates e 3 derrotas (seguidas), alcançando os MESMOS 14 pontos das nove primeiras partidas do campeonato.

Em 2010, o América-MG conseguiu acesso à Série A na quarta colocação com 63 pontos, 55,26% de aproveitamento. Este ano, o time que está em 4º colocado tem até o momento um aproveitamento de 57%, o que elevaria o número final de 63 (2010) para 65 pontos.

1) Hoje, o Sport está com 43 pontos (51,19%).

2) Levando em consideração os possíveis 65 pontos para o acesso e que:
a- Restam APENAS 10 jogos (30 pontos);
b- Mantendo o aproveitamento de 51% até o final (15 pontos);
c- Somando os 15 pontos aos atuais míseros 43, finalizaríamos a jornada com singelos malditos 58 pontos.

3) Para chegar aos 65 pontos, teremos que fazer 22 pontos, ou seja, elevar para 73,3% o nosso aproveitamento. É algo como em 10 jogos, vencer 7, empatar 1 e perder apenas 2.

Aí é que eu pergunto:

AINDA DÁ?

A resposta é dicotômica e, antes de mais nada, eu afirmo que SIM. E a solução está dentro de casa.

Acredito que força, acompanhamento e cobrança maiores da presidência e diretoria, aliados a acompanhamentos psicológicos aos jogadores que estão na pressão pelos maus/péssimos resultados ajudariam bastante.

Agora, como isso vai acontecer e onde vamos chegar, EU NÃO SEI.

Eu sei que amanhã, contra a Ponte, temos que entrar com a macaca e não fazer macaquices com a paciência do torcedor, que já está por explodir.

Mais do que sorte e dos resultados dos adversários, temos que por em campo a nossa competência e garra.

PELO SPORT, TUDO!

04 outubro 2011

TERCEIRA DERROTA SEGUIDA. ONDE VAMOS PARAR?

O TIME QUE ESQUECEU COMO SE JOGA BOLA 1x3 SÃO CAETANO, na zona de rebaixamento. Talvez por isso perdemos. O adversário está na zona de degola. E a nossa história todos conhecem.

Vai jogar contra o Sport? Está na zona de rebaixamento? Não se preocupe. Eles não sabem o que fazer. O presidente deles é bonzinho demais pra cobrar algum resultado. A diretoria e o presidente estão mais 'preocupados' com a ArenaMultiuso pra usar na SérieB_2014.

Me recuso a escrever UMA linha sequer sobre essa partida, que pra mim não aconteceu. E muito menos diferença faz, afinal, acordo todos os dias pra trabalhar, estudar, orar e me preocupar com a vida, pra estar gastando pestana, paciência e saúde com besteira.

Pelo Sport Tudo, até desabafo.

02 outubro 2011

OS DOENTES QUE ME DESCULPEM, MAS SAÚDE É FUNDAMENTAL

Saúde é fundamental e definitivamente não dá mais pra ver o Sport jogar se, em jogo, estiver algo como vimos nesta última rodada.

De que adianta esboçar uma reação (8 jogos sem derrota), fazer a torcida invadir a casa do adversário e agir como nessas últimas duas partidas e, principalmente nesta última, na qual levamos um vareio de 3x0?

O Sport esteve melhor em alguns POUCOS momentos. Se houve ou não pênalti eu não sei nem me interesso, mas, o segundo gol aconteceu por erro na marcação da defesa, assim como o terceiro, do ex-Sport Leandrão, autor do gol da vitória por 1x0, na Ilha do Retiro, na decisão do Pernambucano/2010, sobre a Barbie. Carrasco? Não, profissional.

Estou compilando as mensagens que publiquei no twitter durante o jogo. Assim que tiver pronto, postarei aqui.



(post incompleto)