27 julho 2011

CASTIGO PARA VOADORA É VIRAR DEPUTADO

Tá certo, tá certo. O que o jovem goleiro Gustavo (do Sport) fez é condenável e digno de, no mínimo, punição. Nada justificará, nem explicará, tamanha covardia e brutalidade. Mas será mesmo que rescindir seu contrato é a atitude mais correta a fazer?



Será que se no goleiro Gustavo estivesse despontando um novo Magrão, ele seria descartado? Será que se Gustavo não fosse goleiro e fosse uma de nossas jóias (um futuro Neymar, quem sabe) a gente teria rescindido esse contrato? Ou teríamos apenas punido o "menino" severamente e orientado o mesmo aos psicólogos da Ilha?

Na história recente e passada do nosso futebol existiram muitos "marginais" dentro das quatro linhas que passaram pelo tribunal da bola impunemente.



O que falar dessa cotovelada de Leonardo na Copa de 94? A punição? Ficou de fora dos últimos jogos da Copa, mas continuou fazendo parte do grupo e também recebeu os louros pela conquista do Tetracampeonato Mundial.




E a cusparada do Neto na cara do Juiz? Neto foi demitido do Corinthians por isso? Não... parece que tudo que a torcida quer de um ídolo é isso. Hoje Neto posa de comentarista "nice guy" na Band.



E o que falar de Edmundo? Mestre da violência dentro e fora dos gramados, Edmundo não perdoava ninguém. No conjunto da obra, nem os jornalistas eram poupados como na cena acima.



E, claro, como pernambucanos que somos, não poderíamos deixar de mostrar o episódio acima de preconceito com os nordestinos desse marginal-sênior. Punição? Contratos milionários com grandes clubes, convocação para a Copa do Mundo de 98, contrato como comentarista da Band. E hoje ele tem contas a acertar com a justiça, mas por um acidente de trânsito. Não pela bola.



Mas como o assunto é voadora... o que falar dessa de Romário? Alguém sabe a punição que o Flamengo, na época, deu a ele? Nenhuma. Após o seu triunfo na Copa de 94, Romário mandou e desmandou nos campos cariocas passando de clube em clube sem maiores preocupações. Jogou no Vasco, no Flamengo e no Fluminense. Protagonizou uma cena inusitada de ser técnico e jogador do Vasco ao mesmo tempo, apelou para jogos-treino amistosos e cálculos dos gols do time dente-de-leite para chegar aos 1000 gols. E, após, muitas outras confusões... foi premiado com uma vaga na câmara federal. Deputado Federal Romário.

E essa lista poderia ser muito mais extensa, outros jogadores "medalhões" poderiam ter aparecido aqui, como: Júnior Baiano, Tadeu, Paulo Nunes, Marcelinho Carioca, etc.

Deixamos no ar a seguinte dúvida: Acertou a diretoria do Sport ao rescindir o contrato do "garoto", sem histórico algum de violência, por esse lance infeliz? Ou erraram os clubes/federações que, para manter seus cofres gordos, aceitaram todos os desmandos de suas "estrelas"?

Mas está decidido. O goleiro Gustavo seguirá sua carreira longe da Ilha do Retiro mesmo. O castigo já foi dado. Torçamos que daqui pra frente ele tenha orientação e acompanhamento para seguir essa carreira que só está começando.

Já pela voadora podemos ver que ele tem grande futuro em uma carreira legislativa... até tem gente que votaria.

#PeloFimdaViolencianoFutebol

3 comentários:

Fernando Paulino disse...

sou a favor da punição que o Sport aplicou, a rescisão de contrato. mas, sim, também concordo com o lance de mandá-lo prum acompanhamento psicológico, já que não tem histórico de violência.
sua atitude além de violenta foi de muita covardia.
não quero compará-lo a outros jogadores/estrelas que fizeram e fazem o mesmo, mas, apenas, dizer que no Sport eu não o deixaria. Ronaldo, o fenômeno, disse que a atitude do clube foi precipitada.
Pelo twitter eu perguntei se o posicionamento em relação à não punição seria o mesmo se a voadora tivesse sido nele ou no filho dele.

Dan Coutelo disse...

Concordo contigo, Mr. Paulino, foi de COVARDIA imensa, visto que o cara estava de costas. E de uma BRUTALIDADE estúpida.

Acho até bacana o posicionamento do Sport quando diz "Não estamos formando apenas jogadores, estamos formando o cidadão".

Eu também acho que é por aí mesmo. E um mundo sem punição começa dentro de casa...

começa com um Dorival Júnior sendo demitido, pois Neymar pode fazer o que quiser. Xingar, desrespeitar, etc.

E a linha do post era essa... parar e pensar no seguinte: SE ISSO ACONTECESSE COM O CIRO, QUANDO ELE SURGIU E NÓS SONHÁVAMOS COM AQUELES 40 MILHÕES, ELE TERIA SIDO MANDADO EMBORA?

Claro que não gostaria que tivesse acontecido comigo, com um filho meu, nem com ninguém. Mas até em pelada sempre tem um "malicioso" e já levei algumas cotoveladas por conta disso.

O meu ponto nesse post é: ESSA PUNIÇÃO SERÁ APLICADA PARA TODOS?

Ou vai acontecer como no dopping de César Cielo? Onde algumas pessoas foram severamente punidas por terem tomado a mesma substância e ele não.

Fernando Paulino disse...

Perdão pelo que disse. Acho que acabei me deixando levar também pela euforia, apesar de não ter acompanhado o caso pela TV ou jornais.
Chamei o jogador de bandido por sua atitude, mas, acusá-lo de tentativa de homicídio, realmente, é um pouco exagerado. Eu concordo.
A atitude foi covarde, mas tudo tem que ser revisto. Inclusive sua dispensa por parte do presidente Dubeux.
Tentativa de homicídio qualificado? Como tu falou no post sobre Romário, ele foi acusado pelo mesmo motivo, com a mesma contundência?