10 março 2011

INTERROGAÇÃO OU PONTO FINAL?


Sim, sim, nós já sabemos. O que dizer do empate em 0x0 com o Salgueiro? A mesma coisa de sempre nesse campeonato com alguns poréns. Como não assisti o jogo e soube sobre a partida pelo que me contaram e vendo apenas alguns lances da partida no Bom Dia PE, os poréns que posso falar são: o time se portou bem, criou muitas oportunidades (algumas até muito bem trabalhadas e costuradas), mas para variar um pouquinho faltou atacante. Também temos que mencionar que o Salgueiro jogou no 10-0-0, numa retranca quase considerada (por mim) anti-jogo. E o Hélio, apesar dos pesares, segue sem perder.

É bem verdade que o Sport não convenceu em um joguinho sequer esse ano que e já estamos em março. O único meia pensado para a temporada, Marcelinho PB, acaba de ganhar um vale-DM e vai passar 10 dias no SPA Sport. Mesmo sabendo que um elenco vencedor não é feito com metade de seus jogadores por lá.

Contudo, toda a nação rubronegra (com surpreendentes mais de 17.000 heróis no estádio em plena ressaca da quarta de cinzas) sabe muito bem o que esse elenco medonho e bisonho vem conseguindo nessa temporada. Mas um jogador em especial vem me chamando atenção: Ciro.

O assunto é polêmico e gostaríamos de ver opiniões tanto dos inquisitores, quanto dos templários que protegem com suas vidas a nossa "jóia"(?!).

O fato é que o desempenho de Ciro vem sendo criticado não é de hoje. Nelsinho já o havia sacado do time devido a tanta oscilação no seu rendimento. Ciro já foi banco até mesmo de GUTO para os que tem o prazer de não lembrar que esse infeliz passou pelo Sport.

Sem exceção, todos os treinadores que passaram pela Ilha nesse biênio obscuro do Leôncio e nesse início de mandato do Dubeux já sofreram críticas por não optar em começar com Ciro de frente.

Leão até disse: uma "promessa" ainda está longe de ser uma realidade. E todos o criticaram.

Mas o fato é que após a artilharia do penta e a abertura do bocão quando fez 3 gols na partida contra um modesto América de Natal, o que Ciro fez? Mugangas, cai cai, um corte de cabelo novo e um festival de finalizações afobadas?

Não, não estou dizendo que o Ciro é um mau jogador. Continuo o achando um BOM centro-avante. Chuta bem, tem inteligência para tentar um drible e até resolver uma jogada. Mas CRAQUE, o menino está muito longe de ser.

Vi em alguns fóruns Ciro ser absurdamente comparado com o Neymar. Mas esquecem da grande diferença entre um e outro: Neymar resolve. Aquela diferençazinha entre o bom jogador e o craque: MARRA. O sangue-frio para chutar no momento certo e não de qualquer jeito. De passar com o maior desdém por um marcador. O saber que vai levar porrada dos zagueiros o tempo inteiro, mas esperar o momento certo para dar-lhes uma caneta e partir para dentro do gol.

Neymar tem isso... Ronaldo... Romário... Messi... e muitos outros jogadores diferenciados. Ciro de promessa vem se firmando como um atacante comum. Com vontade é bem verdade, mas comum.

Uns vão dizer: "ele perdeu o pai recentemente, você não sabe a dor que ele deve estar sofrendo". Tudo bem, respeito bastante esse fato e sei o quanto é difícil perder um ente querido. Mas a vida deve continuar. Ciro é jovem e tem uma promissora carreira... sempre lembrando que carreira de jogador é curta e a hora de fazer o pé-de-meia é agora.

Ciro vem oscilando momentos de estrelismo desmedido e total apatia desde as últimas e decisivas rodadas do Brasileirão do ano passado. Com a surpreendente marca de 1 gol durante todo esse período, mais uma vez Ciro foi preterido por um treinador em preferência por outro jogador.

Detalhe: Ciro sequer entrou na partida de ontem. O atacante escolhido para aumentar o poder ofensivo no segundo tempo foi outro.

Algumas vezes já escrevi aqui que o Ciro não está mais a fim de vestir a camisa do Sport. Se for isso, essa atitude do jogador é muito mais kamikaze para sua carreira que para o clube. Afinal, para se ter um bom contrato fora, ele tem é que jogar bola. Ninguém pagará para ter um atacante que não marca e só faz mugangas.

Quando vemos Ciro atualmente em campo, vemos um estado de apatia, uma falta de vontade (mesmo após aquele choro no seu único gol do campeonato), as vezes beirando uma aparente desmotivação. Talvez até pelo fato que muitos companheiros seus da Seleção Sub-20 já estarem com gordos contratos e recebendo em Euros e ele não. Não sei.

Em minha mente sempre perambula uma pergunta que temo em responder: "Seria Ciro o novo Irani?".

Espero que não. Prefiro acreditar numa fase ruim dele, piorada pelo fraco rendimento desse time que temos que aturar. Gerando assim uma pressão que o garoto não está conseguindo administrar.

Jogar no Sport não é fácil. É preciso ter personalidade para segurar a onda da cobrança de nossa torcida. Só espero que esse estado do Ciro se reverta e nossa jóia volte a reluzir como ouro.

Pois de Ouro de Tolo já basta o biênio Silvio Guimarães.

Eu ainda quero acreditar no moleque. Vamos dar um crédito ao Ciro. E ver como Hélio segura essa onda.

Nenhum comentário: