22 maio 2013

O Sport acostumou-se a perder

André Rizek (SporTV) até que tem certa razão em relação ao esvaziamento da Ilha do Retiro, ontem, pela Copa do Brasil, num jogo que perdemos por 2x3 para o ABC-RN. Torcida é para apoiar sempre, independente de resultado ou situação do clube.

E o problema é justamente esse. A torcida do Sport sempre foi acostumada às vitórias, pequenas ou grandes, e, dadas as atuais circunstâncias, da inoperância do presidente à falta de, digamos, 'entusiasmo' dos jogadores, a única coisa que podemos dizer é que a Ilha ontem não estar lotada foi um ponto muito positivo para os veículos estacionados.

A falta de competência - nas gestões passadas e atual - está levando o Sport para o ponto mais baixo dos últimos sei-lá-quantos anos. Não precisa listar os tropeços por serem absolutamente conhecidos de todos e, como foi bem dito por André Rizek em sua análise (e é o que falamos aqui desde a criação deste blog), daquele 1x0 contra o Palmeiras (e a eliminação nos pênaltis) até aqui não tivemos nada além de tropeços e ajudas da sorte (como o acesso à Série A, em 2011), pois, que por competência não conquistamos nada. E pior, nos acostumamos a perder.




Abaixo, você confere o texto pertinente, justo e racional do amigo André Bruto Cavalcanti*:

"12 de maio de 2009. Lembro bem dessa data, porque foi a última vez que vi o Sport jogar bola. Foi a última vez que vi o Sport ser Sport. Lembro que mesmo com toda a raiva e tristeza vêm com uma eliminação, saímos de campo orgulhosos com o que o time tinha jogado, lutado e com a bela competição que fez.


De lá pra cá, passaram quatro anos e os poucos momentos de felicidade com o clube sempre foram passageiros. Nesse período, o Sport teve 3 presidentes, incontáveis diretores (apesar de que sempre as mesmas caras, se revezando no comando do clube), passaram conselhos gestores, colegiados de futebol e profissionais (e amadores) remunerados.

O culpado sempre foi o treinador. De lá pra cá tivemos 15 técnicos: Nelsinho Baptista, Emerson Leão, Levir Gomes, Péricles Chamusca, Givanildo Oliveira, Toninho Cerezo, Geninho, Hélio dos Anjos, Mazola Júnior (2x), Paulo César Gusmão, Vágner Mancini, Gustavo Bueno, Waldemar Lemos, Vadão e Sérgio Guedes (2x). A maioria sem a menor capacidade de treinar um clube do porte do Sport.

Os professores e as figurinhas carimbadas da direção montaram e remontaram elencos várias vezes no ano, contratando jogadores como: Guto, Jonas, Andrade, Sidny, Bruno Telles, Paulinho, Juliano, Freire, Júlio César, Eduardo Ratinho, Ricardinho, Montoya, Dairo, Nadson, Rodrigo Calaça, Thiaguinho, André Astorga, André Leone, Germano, Fabrício, Pablo Pereira, Tadeu, Eliandro, Moacir, Naldinho, Williams, Roberson, Dirley, Edcarlos, Aílson, Willian Rocha, Wagner Silva, Júnior Viçosa, Misael, Da Silva, Paulista, Jael, Jheimy, Diogo Goiano, Diego Ivo, Bruno Aguiar, Diogo Oliveira, Milton Júnior, Maylson, Rivaldo, Marquinhos Paraná, Fábio Bahia, Marino, Tobi, Rodriguinho, Matheus Lima... É impressionante a quantidade e falta de qualidade nos jogadores que passaram/estão no Sport.

Um clube que teve Ademir Menezes, Dadá Maravilha, Hélio, Moura, Leonardo, se acostumou com uma nova espécie: Os atacantes-volantes. Atacantes que não fazem gol mas ajudam muito na marcação e não saem do time. Wilson, Gilsinho e Felipe Azevedo são os melhores exemplos.

O elenco atual é uma verdadeira piada com o torcedor. Jogadores como Aílson, Mateus Alves, Marcelo Cordeiro, Reinaldo, Moacir, Fábio Bahia, Marino, Tobi, Rivaldo, Gilsinho e Matheus Lima não tem a menor condição de sequer compor o elenco de um time do tamanho do Sport. São pelo menos 11 jogadores que atrapalham mais do que ajudam.

Também é impressionante a falta de paciência de diretoria e torcida com alguns jogadores. Enquanto Tobi já vai no seu terceiro ano no clube sem questionamento, o Sport já se desfez de Paulo Baier, Marcelinho Paraíba, Bruno Mineiro, Hugo, Cicinho e tantos outros. O próximo da lista é Marcos Aurélio, mesmo sendo o melhor jogador do atual elenco.

O Sport se acostumou com o pior. Antes o lema era “Nunca duvide do Sport” e hoje escutamos “Quanto mais apanhado, mais vermelho e encarnado”. De 2009 pra cá o Sport foi rebaixado duas vezes, foi eliminado para times como Sampaio Correia, Paysandu, Campinense e ABC (todas dentro da Ilha do Retiro). Perdeu três títulos consecutivos para o Santa Cruz, com uma folha muito inferior, sendo duas finais dentro da Ilha do Retiro.

A situação é difícil e o ano dificilmente terá salvação. Luciano Bivar assumiu este ano e montou uma saturada diretoria, que já pediu para sair em fevereiro! O Sport passou a ser comandado no futebol por um amador, recebendo salário de profissional. Fomos eliminados e derrotados nas 3 competições que disputamos.

O treinador, se continuar, precisa parar com invenções e esquemas mirabolantes e fazer o simples. O elenco precisa ser muito modificado, com diversas dispensas e contratações (que não podem falhar). O Sport tem apenas um meia no elenco(!), que é Lucas Lima e com toda qualidade que demonstrou, ainda é verde para carregar o time. Não temos um lateral de qualidade, seja na esquerda ou na direita. Os únicos volantes utilizáveis são Renan e Rithely. No ataque só temos Marcos Aurélio. É impensável que jogadores como Fábio Bahia, Moacir, Tobi, Mateus Alves e Matheus Lima, Marino e demais já citados permaneçam no clube.

O Sport precisa traçar um planejamento para os seis jogos que fará antes da para a Copa das Confederações. Em seguida, é uma intertemporada de aproximadamente 20 dias, em que muito precisa ser trabalhado. O clube precisa mudar radicalmente tudo que fez para salvar o ano e ao final do ano precisa repensar toda sua estrutura se quiser voltar a ser o Sport."

(*) André Bruto é Advogado, diretor de arte e torcedor do Sport.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, olé amigos do futebol...

Meu nome é Eusébio Dornellas, sou escritor e jornalista. Lancei, recentemente, o portal Futebol na Vitrine – www.futebolnavitrine.com.br – e preciso da ajuda de todos vocês!

Proponho uma parceria (troca de banners entre o Futebol na Vitrine e este renomado site). Oferecemos espaço de destaque – Parceiros – para banners, com tamanho de 500 x 160 pixels, com link. Veja no endereço: http://futebolnavitrine.com.br/portal/parceiros | Também oferecemos espaço para troca de links, apenas, caso prefira.

Nosso objetivo é transformar o portal Futebol na Vitrine no maior banco de dados do País, no que se refere a informações curriculares sobre atletas da bola (amador e profissional), profissionais que atuam em diversificadas áreas do futebol, jogadoras, ex-jogadores e afins.

Conto com a sua parceria! Obrigado pela atenção e sucesso sempre!!!

Eusébio Dornellas – Diretor de Marketing
www.futebolnavitrine.com.br