21 novembro 2011

O SOBRENATURAL DE ALMEIDA E A SÉRIE B


E o improvável aconteceu... o Sport está no G4 e só 90 minutos nos separam do tão desejado acesso à Série A.

O mestre e escritor, Nelson Rodrigues, recifense porém fluminense doente, atribuía resultados improváveis que presenciava no Maracanã (principalmente contra seu time do coração) à personagem Sobrenatural de Almeida, um fantasma que poderia interferir no resultado do jogo tanto a favor do goleiro quanto do atacante.

E não é que o Sobrenatural aprontou das suas nessa Série B?


37ª rodada, duas rodadas para o final, o Sport em sexto colocado precisando vencer as suas duas últimas partidas e secar dois adversários diretos por um tropeço... No Recife, o Leão manda bem e faz o seu dever de casa, uma vitória fácil por 3x0 diante do Paraná...

Mas não foram só desses gols que a grande nação rubronegra explodiu... Enquanto o Leão jogava, a torcida acompanhava os jogos do Bragantino (SP) e do Vitória (BA) que enfrentavam o ASA (AL) e São Caetano (SP) respectivamente.


E aí é que entra o SOBRENATURAL DE ALMEIDA... o ASA aplica um improvável 1x0 em plena Bragança Paulista e segura o resultado até o fim... somado ao nosso resultado, o Leão voltava à desconfortável quinta posição. Chega o segundo tempo e o Vitória vai vencendo o São Caetano por 1x0... até aí a torcida do rubronegro pernambucano ia se conformando com o fato de que teríamos que secar o Vitória na última rodada... mas o mais famoso poltergeist futebolístico não estava satisfeito com apenas o primeiro feito. Aos 43 minutos do segundo tempo, a Ilha do Retiro explode de alegria ao saber do empate do São Caetano. Vitória 1 x 1 São Caetano. O Sport com a vitória já assegurada assumia a quarta vaga do acesso e começa a contar o tempo para o fim do jogo do rubronegro baiano. Melhor seria impossível.

Mas o impossível não é nada para o SOBRENATURAL DE ALMEIDA... e a Ilha do Retiro explode numa festa só quando o São Caetano vira nos acréscimos e sacramenta o resultado favorável ao Leão da ILHA.

Festa, euforia, vibração, comemoração... mas calma gente, não tem nada ganho. O Sport vai partir para o jogo mais importante desses últimos 2 anos. O cenário até é o mais favorável possível:

Vamos jogar contra o Vila Nova (GO), time já rebaixado para a Série C, que já dispensou boa parte do elenco e está jogando com suas categorias de base esses últimos jogos para cumprir tabela. Não vence em casa há 11 partidas (7 empates e quatro derrotas) e a única motivação que terá nessa altura do campeonato é a financeira. Já o Bragantino encara um Paraná (em casa) brigando para não cair e o Vitória encara o ASA (em casa) na mesma situação. O Boa e o Americana (com chances remotas, mas matemáticas), mas só o Boa tem uma rodada tão favorável quanto a do Sport. O Boa (MG) pega o saco de pancadas do campeonato: o lanterninha Duque de Caxias. E caso haja vitória direta de todos esses times, só o Bragantino (SP) poderá passar o Leão. Isso se, o Sport vencendo por um placar simples (1x0), o time paulista golear o Paraná por 6x0 e ultrapassar o Leão no saldo de Gols.

Lendo tudo isso, deveríamos nos preocupar? A resposta é SIM.

Observando o retrospecto do nosso time na competição podemos levantar as seguintes questões:
• Perdemos pontos preciosos para os times que estão no Z4. (O Vila Nova está no Z4, já rebaixado é verdade, mas não é das melhores zonas nos nossos confrontos)
• Nossa campanha como visitante é pífia. Ganhamos pouquíssimos jogos fora de casa. (O jogo é em Goiana)
• Não emplacamos durante esse campeonato inteiro uma sequência sequer de três vitórias consecutivas. (Precisamos fazer o que não fizemos o campeonato inteiro)
• Não contaremos com o nosso leão-de-chácara, Hamilton, suspenso pelo terceiro amarelo. (É sangue nos olhos na destruição do sistema ofensivo adversário. A pergunta é: Quem o substituirá?)
• Todas as vezes que só dependemos de nós para alguma coisa, perdemos essa oportunidade.
• A confiabilidade do time nos momentos cruciais. Nossos "craques" sempre mostraram apatia nos momentos-chaves do campeonato, sem contar a baixa produção durante quase todas as rodadas.

Bom, eu sei, eu sei. O time reagiu agora no final, eu vi. E vão até dizer que estou sendo pessimista e coisa e tal... que "só um acidente poderia nos tirar essa vaga na próxima rodada"... e coisa e tal. Mas a probabilidade existe, esse elenco já mostrou a todos nós que pode farrapar na hora H. E por mais que eu esteja na maior das expectativas e torcida para que isso se concretize, esse clima de "já ganhou" gerado pela imprensa "alcione" pernambucana (como bem diz o amigo André Navarro), TEM QUE SER CONTIDO. Comemoremos com o acesso nas mãos.

Essa semana e principalmente no sábado será o momento para apoiarmos incondicionalmente, torcermos e mostrarmos o porquê a torcida do Sport faz qualquer um tremer.

#RumoSérieA2012

Mas como diz o ditado: "Canja de Galinha e prudência não fazem mal a ninguém". Não vamos dar mais sorte ao azar... muito menos ao Sobrenatural de Almeida.

Nenhum comentário: