Abaixo, todos os esclarecimentos sobre a Arena pela Direção do Sport.
Fonte e texto na Íntegra do Blog do Cabral Neto
Diretoria do Sport esclarece alguns pontos, sobre a Arena Ilha do Retiro
A diretoria do Sport confeccionou panfletos para prestar esclarecimentos sobre a construção do Complexo Ilha do Retiro.
Na primeira página, além do escudo do clube, a reprodução da foto previsão do complexo, lê-se o seguinte título: Esclarecimentos gerais sobre a construção do novo complexo Sport Club do Recife, que contemplará nova arena, novo clube e entorno.
Aqueles que não tiveram a oportunidade de comparecer a assembléia geral do clube, ou que não tiveram a oportunidade de receber o informativo, irei reproduzir, agora, todo o texto contido no panfleto:
Premissas básicas para realização do projeto:
A) A obra só será contratada mediante apresentação prévia de garantias financeiras e técnicas que assegurem integralmente a sua conclusão.
B) Nenhum dirigente do clube – incluindo o Presidente e todos os seus Vice-Presidentes e diretores – poderá ter qualquer vínculo ou benefício direto ou indireto na construção ou operação do novo complexo.
C) Após a construção, a presidência do Clube oferecerá, a todos os associados do mesmo, total transparência quanto ao cumprimento das etapas da obra.
D) Serão mantidas na nova arena a ser construída – ressalvando apenas os desvios necessários a correta execução da obra – as posições atuais detidas pelos atuais proprietários de camarotes e cadeiras cativas.
E) O Sport Club do Recife não será sócio ou acionista do investidor e o patrimônio do Sport não está sendo vendido, nem transferido a ninguém – permanece integralmente do clube. O Sport fará apenas uma concessão do uso de sua superficíe por 30 anos a contar do início das obras.
F) O novo complexo deverá ser composto por:
1. Estádio de futebol no formato Arena Multiuso, no Padrão FIFA, para 45.000 espectadores.
2. Centro de Eventos integrado à Arena, contemplando:
I) Área para convenções;
II) Área para centro de compras (Shopping).
3. Hotel integrado ao centro de eventos e Arena e Torres Comerciais.
4. O Clube Social será inteiramente renovado contemplando todos os esportes amadores hoje em atividade.
5. Será construída uma nova Sede Social para o clube, adaptada para acomodar os orgãos de gestão do mesmo, além de restaurante, museu do clube, diretorias, presidência, conselho deliberativo, salas de reunião e atividades sociais atuais.
G) Antecipações de receitas:
1. Serão realizadas antecipações de receita ao Sport Club do Recife pelo investidor de forma a contemplar:
I) Investimentos no Centro de Treinamento. CT do Leão;
II) Recursos para pagamentos de determinadas dívidas fiscais;
III) Recursos para cobertura da manutenção das atividades do clube.
H) Cronograma estimado:
1. O prazo de execução aproximado das obras contado da data de aprovação dos orgãos oficiais deverá ser de:
Estádio 30 meses
Centro de Eventos 36 meses
Centro de Compras 36 meses
Hotel 36 meses
Clube Social 30 meses
OBS : Quanto às Torres Comerciais, o prazo de construção estimado é de 36 a 48 meses, contado a partir da data do início das obras da Arena.
I) Receitas do futebol profissional:
1. Todas as receitas de bilheteria dos jogos de futebol, verbas de patrocínio e direitos televisivos continuarão a pertender 100% ao Sport, sem nenhuma interferência do investidor.
J) Funcionamento do Clube durante as obras:
1. Durante as obras, os jogos do Sport deverão ser realizados em um dos estádios disponíveis na capital pernambucana, e caso ocorra, os entendimentos para isso iniciarão imediatamente após a aprovação da Assembléia de Sócios.
2. Durante as obras, o Sport deverá celebrar convênios com outros clubes da capital a fim de atender os seus sócios nas diversas modalidades esportivas e sociais.
3. Para sua sede administrativa, o Sport locará temporariamente um imóvel de porte suficiente para abrigar os departamentos e funcionários administrativos.
4. Os demais funcionários deverão ser incorporados ao esforço de construção do novo complexo.
Em primeiro lugar, é importante esclarecer que o processo de discussões para a construção de uma nova arena para o Sport teve início em 2006, e, desde então, várias empresas diferentes tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias e proposições. Tais propostas atravessaram a gestão de três presidentes diferentes e só agora, quase cinco anos depois, é que finalmente caminham para uma conclusão.
A presidência do Sport Club do Recife só não revelou antes os detalhes das negociações e propostas publicamente porque julgou ser do merecimento do Conselho Deliberativo e dos sócios do clube os primeiros a tomarem conhecimento das novidades (todo o material foi divulgado a estes na reunião de 17/03/2011).
As propostas enviadas ao Sport foram devidamente analisadas pela Deloitte, empresa internacional contratada pelo clube, e a proposta vencedora não só obedeceu os critérios financeiros, mas também os de menor risco, consistência e principalmente transparência – do que o Sport Club do Recife, de forma alguma, pode abrir mão.
Para transparência, foram imediatamente colocados publicamente no site oficial do Sport todos os vídeos, imagens e apresentações realizadas durante a reunião do Conselho Deliberativo, que aprovou o projeto em 17/03/2011.
Finalizada as explicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário