29 agosto 2014

SPORT 0-1 VITÓRIA E EU ME PERGUNTO "POR QUE SAÍMOS DA COPA DO BRASIL?"

Sport não quis falar de futebol e perdeu para os reservas do lanterna.


Não fazemos ideia do que danado está escrito no contrato de Felipe Azevedo para este cidadão concursado estar no time e NINGUÉM tirá-lo da equipe.


"Ah, entrega na Copa do Brasil
pra priorizar a Sulamericana..."
(Autor desconhecido)

Aí chega na Sulamericana e entra com Felipe Azevedo, Rithely e Wendel e mais, com Diego Souza no banco.

Enquanto o Sport jogar com a mentalidade de "fazer o possível", vai perder de 0-1 dos reservas do lanterna do Brasileirão. No lugar de fazer o resultado e administrar, o Sport resolveu bancar o poupador, tomou o gol e não conseguiu reverter, claro. As reclamações sobre o pênalti claro não assinalado pelo juiz ficam pequenas perto das atrocidades que o time cometeu (ou não cometeu) em campo.

Para mim, Fernando Paulino, o time ideal do Sport seria Magrão; Vitor (apesar de Patric ter 'momentos' bons), Durval, Páscoa (se não estivesse ainda lesionado) e Renê; Augusto, Ibson e Ronaldo; Diego Souza; Ananias (Leonardo - outro lesionado) e Neto Baiano.

Dos grifados em negrito, apenas Páscoa entrou de frente ontem e Diego Souza entrou depois de termos tomado o gol. Aí fica a pergunta: por que não entrar com Diego de frente, fazer o placar e administrar o jogo? É certo que ele não aguenta os 90 minutos, mas iniciar jogando, aumentando a possibilidade de fazer o gol é uma coisa. Outra é entrar na fogueira, pra resolver, depois do time tomar 0-1 dos reservas do lanterna.

Sem mais.

28 agosto 2014

COPA SULAMERICANA: SPORT x VITÓRIA/BA


Hoje na Ilha do Retiro tem Sport pela Copa Sulamericana.

22h - Sport x Vitória/BA

Sport deve entrar com Magrão; Patric, Durval, Páscoa e Renê; Rithely, Wendel e Ibson; Felipe Azevedo, Ananias e Neto Baiano.


----------

25 agosto 2014

SPORT LANÇA CAMPANHA DE SÓCIOS


Sport lança nova campanha de sócios com duas modalidades: Sócio Contribuinte (10x R$40) e Sócio Torcedor (10x R$25).

Ambas opções são sem taxa de adesão, com 2 mensalidades grátis e sem taxa de confecção da carteira.

Melhor que ser torcedor é ser sócio.


Campanha de Sócios: Sport de Verdade

SPORT PROTAGONIZA JOGO MAIS HUMILHANTE DE TODA SÉRIE A

Com um futebol apático, o Sport foi derrotado pelo Fluminense, por 4-0, pela 17ª rodada do Brasileirão 2014.

Coincidentemente o time perdeu três jogos para três times em crise (entre eles 2 lanternas) e com três coisas em comum: além de estarem em crise, iniciam com a letra F (Figueirense, Flamengo e Fluminense) e são detentores do pior futebol do campeonato.

Foram os nove pontos mais mal perdidos. Foi pior que os dois pontos garfados pela arbitragem no jogo contra o Santos, na primeira rodada. Por que o Santos ainda chegou a apresentar algum futebol, estes não. Perdemos para a nossa própria incompetência de finalização mesmo. Dormimos contra o Figueirense, tomamos 3. Respeitamos o Flamengo e perdemos de 1. E ontem, subestimamos o Fluminense e, pasmem, tomamos de 4, com direito a assistência e 2 (DOIS) gols de Fred.

Sim, o HUMILHANTE citado no título deste post não foi por conta do placar (apenas), mas por ter sofrido dois gols de Fred, que ainda deu assistência pro primeiro gol da partida. Horrível!!


Nós absolutamente ainda não entendemos (e nem achamos que iremos entender) essa postura de jogar pra trás quando saímos da Ilha do Retiro e só avançamos nos jogos em casa. Por exemplo, no jogo contra o Palmeiras, o Sport chegou a estar com 4 "atacantes" em campo, tendo vencido o jogo, de virada, por 2-1.

Ok, sem generalizar, porque jogar contra Cruzeiro, Inter, São Paulo, Corinthians, em jogos fora de casa, dá pra manter uma postura mais defensiva, dada a qualidade técnica dos times mas, não precisava ser assim com esses outros aí. 

Se jogamos pra cima, diminuímos o espaço para o ataque do adversário, mantendo a bola em seu campo de defesa, sufocando.

Próximo jogo será quinta-feira (28) contra o Vitória-BA, pela Copa Sulamericana.

Pra cima, meu Leão!

Pelo Sport, tudo!

21 agosto 2014

SPORT 2-1 PALMEIRAS: APESAR DO SUSTO, LEÃO VENCE

Lesão, virada e estreia: tudo isso na mesma partida.

No começo do jogo Régis sentiu dores na coxa e saiu antes dos 15 minutos do primeiro tempo. Segundo os médicos do clube, amanhã ele fará exames para avaliarem a dimensão desta lesão.

Sobre a partida, a zaga do Sport cochilou e o Palmeiras abriu o marcador. 0-1

Em seguida, o RubroNegro da Ilha acordou e dominou o jogo, com direito a festival de bola de, quem diria, Patric. Ele foi o responsável pela cobrança de falta que fez o goleiro do time paulista mandar a bola pra dentro do gol com um soco estranho de gancho/mão trocada. 1-1


Depois, num bate-rebate - onde Felipe 'concursado' Azevedo perdeu mais um gol - Patric aproveitou a sobra e, de fora da área mandou um foguete sem defesa para Fábio. Virada do Leão: 2-1.

Confira os gols do jogo:


No segundo tempo, o Sport continuou pressionando, sem qualidade na finalização mas suficiente pra garantir o marcador*.

Nas outras duas substituições, entraram os estreantes Diego Souza e Ibson, que tiveram boa movimentação, mas que devem passar mais tempo em treinamento para entrar no ritmo do restante da equipe.

(*) No primeiro tempo, pro lugar de Régis, o técnico Eduardo Baptista mandou Ananias, deixando o Sport com 4 atacantes de "origem" (mesmo descartando Felipe Azevedo que hoje faz mais a função de um meio-meia-volante-lateral, o time ficou com 3 atacantes) e mesmo assim, não alterou o marcador.

19 agosto 2014

RESULTADO POSITIVO: MESMO COM PATRIC E WENDEL EM CAMPO SPORT CONSEGUE EMPATE COM O ATLÉTICO-PR

Pode ser que muita gente discorde mas no meu time, nem Patric e nem Wendel têm vaga, principalmente se eu eu tenho Vitor, Augusto e Ronaldo no banco. E há realmente quem discorde, pois Patric, por exemplo, foi eleito o LD do Troféu Armando Nogueira.

Não sei o que danado Eduardo ainda espera que Patric renda, mantendo o dito 90 minutos mais acréscimos num jogo em que poderíamos ter ganho.

Não quero dizer que toda a culpa pelo empate (o que até não foi um péssimo resultado) foi dele, mas grande parte sim.

Por exemplo, se os amigos leitores observarem a movimentação do estreante e bastante esperado Régis, verá a quantidade de bolas que ele recebeu para criar jogadas. Um número baixísimo.

Ora, se nos faltava o camisa 10 e não nos falta mais, se ele está em campo e não recebe as bolas que teria que receber, para trabalhar e passar redondinha aos atacantes, POR QUE danado esse traste (carinhosamente chamado por este que vos escreve) mantém a antiga ideia da ligação direta defesa-ataque?

Sobre Neto Baiano uns dirão que ele nada fez neste jogo (e com razão), mas buscando as imagens os mesmos verão a quantidade de bolas (redondas) que ele recebeu: zero. Bolas alçadas da defesa, quebradas, impossíveis de serem dominadas.

Faltava o 10, nossa penúltima bola e ele chegou. Chegou mas não recebe a bola pra criar. Continua faltando. Então, falta agora avisar aos que pegam a bola antes de Régis que é nos pés dele (ou deles, considerando Diego Souza - que poderá estrear nesta quarta-feira, contra o Palmeiras) que tem que ser entregue. Aí é coisa pra o professor Eduardo Baptista.

No vídeo retirado do programa Replay, da TV Jornal, tem além dos melhores momentos, a homenagem ao RubroNegro Carlos Percol, morto no acidente que também vitimou o ex-governador Eduardo Campos, outros 3 assessores e os dois pilotos.


Amanhã, na Arena Pernambuco, o Sport enfrenta o Palmeiras pela 16ª rodada do Brasileirão e já poderá contar com Ibson e Diego Souza, relacionados para a partida.

Pelo Sport, Tudo!

11 agosto 2014

FLAMENGO 1x0 SPORT: O CASTIGO PELO EXCESSO DE "HUMILDADE"


E aconteceu o que todos temiam: o Sport conseguiu se sacramentar como principal levanta-defunto do futebol nacional. O beneficiado da tarde, nosso principal rival: o FlaGlobo.

Jogando um futebolzinho "bunda-na-parede", o time pernambucano não se deu ao trabalho nem de impor a sua melhor fase diante da péssima em que estava seu rival. Vamos aos "melhores" momentos.



Após um primeiro tempo até equilibrado, o Sport voltou para o segundo tempo já satisfeito com o zero a zero do primeiro tempo. Abdicando totalmente de atacar para fazer uma blitz de 45 minutos na sua defesa. O resultado disso não poderia ser outro: gol nos minutos finais de jogo, impossibilitando esboço de qualquer reação pelo time da praça da bandeira.


Com o COMBO-LANTERNA-DUPLO, o Sport voltou de seu tour de jogos fora da Ilha com ZERO PONTOS na bagagem. Duas rodadas sofríveis, pois nós, do FOB, achávamos que o Leão voltaria trazendo 4 pontos tranquilos dessas 2 rodadas. E as derrotas "acenderam a luz amarela", sem trocadilhos, na Ilha do Retiro e levantaram as desconfianças dos que fazem este blog.

Claro que ainda temos confiança no trabalho de Eduardo Baptista e sabemos de sua competência, mas ontem o comandante rubronegro foi o grande responsável pelo péssimo resultado.


Eduardo escalou mal e mudou pior ainda. Apesar da inconfundível aplicação tática do time, faltou ousadia, eficiência e um plano de ataque para o escrete rubronegro. Faltou também CORAGEM para se impor.

Desde antes do jogo contra o Figueirense, o treinador tenta conter o clima de euforia e já ganhou da torcida rubronegra, traçando metas críveis. Isso é louvável. Quando todos sonham com libertadores, ele quer primeiramente apenas chegar entre os 8 primeiros. Não somos contra essa postura, sonhar é algo para os torcedores mesmo... mas pelas bandas da ilha do retiro está faltando um pouco mais de ambição nos discursos.

É muita humildade, humildemente, respeito ao adversário, não tem jogo fácil e blá blá blá. O foco nesse discurso está tão exagerada que as vezes dá a impressão que o Sport esquece o tamanho que tem para se portar como uma espécie de "primo pobre" do futebol nacional. Um arregueiro numa festa de "bacanas".

Todo esse "respeito e consideração" dados a adversários fraquíssimos como o FlaGlobo e Figueirense, fez o time entrar quase que subserviente nos dois confrontos. Implorando para levar uma pisa dentro de campo.

Humildade pode ser pregada sim, mas não ISSO que beira o coitadismo. Para nós, humildade é fazer um trabalho sério, ser profissional, honrar compromissos a camisa e trabalhar dentro da sua realidade. Ser humilde é levar para dentro de campo o melhor que você tem e dar o máximo que você pode. Ousadia e vontade de vencer não se desassociam desses preceitos. Pelo contrário. Se você entra em uma partida para fazer o melhor e vencer, significa que você respeitou o adversário que tinha e fez o melhor para batê-lo.


Era assim que o Sport deveria se portar. Mas agora é bola pra frente, só esperamos que os pontinhos desses confrontos não nos façam falta lá na frente.

Eduardo é jovem, promissor, novo na profissão, mas, claro, será passível de erros como qualquer treinador. Sabemos que vem tirando leite de pedra do elenco limitadíssimo que a passiva diretoria de futebol do clube lhe ofereceu. Mas críticas a morosidade da diretoria ficarão para outro post...

... esse, humildemente, já está longo demais.

Que venha o Atlético-PR.

Saudações Rubronegras.

04 agosto 2014

FIGUEIRENSE 3x0 SPORT: RESSUSCITAR LANTERNAS JÁ VIROU TRADIÇÃO


Não tem muito o que falar, os números da partida dizem tudo. Não importa a fase que o Sport esteja passando, pelo visto o time sempre perderá pontos preciosos para os lanternas. Veja os melhores momentos.



A aplicação tática deu lugar a sonolência, a semana de treino deu lugar ao bate-cabeça. E nem venham falar de nó tático do Figueirense! Ontem o Sport sequer entrou em campo. E a goleada só não foi maior devido ao milagre de Magrão e a dois jogadores tirarem bolas na linha do gol.

Após esse jogo, ficam muitos ensinamentos. 

1. Patric já pode sair do time. Os seus erros de ontem foram imperdoáveis: displicência, excesso de preciosismo e falta de habilidade em um passe de meio metro.


2. Azevedo e Ananias nem para atrapalhar o jogo servem. Precisamos de um atacante de velocidade.

3. Zé Mario ainda não justificou nem sua contratação, nem sua titularidade. É triste dizer isso: talvez Ailtu (o mito da 10) seja melhor opção que ele. Mas o mais provável é que ele dê lugar a Régis.

4. Renê teve sua pior atuação pelo Sport desde sua volta.

5. Neto Baiano precisa de alguém (um meia) que lhe mande bola, ou então teremos um homem a menos o jogo inteiro. Ontem ficou isolado no ataque, visto que nenhuma bola chegou para ele. Está provado que nem Azevedo, nem Ananias, nem ninguém do elenco vem fazendo isso a contento.

6. Magrão faz milagres, mas não é onipresente. O paredão não falhou nos gols.

7. Eduardo Baptista precisa de reforços para dar sequência ao bom trabalho que vem fazendo. Acorda, Diretoria!


Agora não adianta mais chorar pelo leite derramado. Nem falar da excelente sequência de jogos sem perder ou tomar gols. É hora de levantar a cabeça, aprender com os erros e seguir em frente no torneio. A rodada até nos beneficiou bastante. Só esperamos que esses pontinhos não façam falta lá na frente.

O próximo adversário, o Flaglobo... agora na LANTERNA. Xiii... com essa fama do Sport de levantar defunto, esperamos que o time da Ilha não volte para o Recife com um "COMBO LANTERNA DUPLO" na bagagem.

Saudações Rubronegras.