17 junho 2013

ESPANHA 2x1 URUGUAI - O DIA EM QUE O BRASIL PERDEU.



Que o Brasil não teria condição nenhuma de receber um evento do porte de uma Copa do Mundo, até o mais inocente torcedor do "EQUIÇAÉLUCHU" sabia. Além de todos os absurdos superfaturados, pudemos acompanhar a desorganização e descaso das "autoridades" brasileira dia após dia desde a escolha do país como sede do evento em 2007. O que não esperávamos é que essas mesmas "autoridades" teriam a cara-lisa de escancarar o Brasil como ele é para todo o mundo.

Não houve maquiagem, firulas, jeitinho brasileiro, dicas da Glorinha Kalil ou Eu♥Recife que pudessem contornar o que se viu na Arena Pernambuco ontem. Era nítido que a Arena não estava pronta, a cidade não estava pronta e nem muito menos o estado estava preparado para o evento. E desses, só acreditamos que a Arena estará concluída para a Copa... mesmo assim, se não houver confronto das torcidas organizadas locais durante o Evandrão 2014.


Foto: Laura Cortizo - NE10

Do novo asfalto lunar apresentado nas nossas BRs à única via de acesso para chegada e saída de torcedores, Pernambuco foi incontestavelmente reprovado logo em seu primeiro evento. Uma pena para nós, amantes do bom futebol, e sobretudo um povo hospitaleiro. Não sei a sensação dos amigos-leitores do FOB, mas a minha não foi de decepção e sim de VERGONHA. 


VERGONHA quando no final da partida, no tumulto da saída do estádio rumo ao terminal que levaria ao metrô sem qualquer informação básica, ouvi dois espanhóis do meu lado comentarem "ESSE PAÍS NÃO TEM CONDIÇÃO ALGUMA DE SEDIAR UM MUNDIAL".  


VERGONHA quando, no tumulto dos corredores apertados da Estação Cosme e Damião, um grupo de americanos falava "BIG SHAME" ou em um português arrastado falavam em "ABSURDO SEM ORGANIZADO". Fora tantos outros comentários negativos de milhares torcedores cheios de razão. Inclusive meus que não parei de repetir um só segundo o mantra "Que vergonha! Que vergonha!". Cara, o Recife também é a minha casa e como qualquer anfitrião não tinha como não me embaraçar e indignar com todo esse papelão.


Contudo, poderia ter sido uma vergonha ainda maior. O que falar das lambanças e desorganizações pouco relatadas sobre a venda dos ingressos, das filas quilométricas das lanchonetes, da falta de sinalização, etc, pouco ou mal divulgadas pela imprensa? Se os grandes canais relatassem o que vem ocorrendo, dando a real importância disso... mas não. Em nome da fe$ta, algumas falaram disso como algo menor e corriqueiro. 


Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

"Nossos" políticos, escaldados, correram das vaias e, pelo visto, ficaram na entoca lá na Arena... vai que há um DILMAÇO também aqui e aí... UUUUUUUUHHHHHHHHHHHHHHH. Revoltante para quem, apesar de todos os desmandos, tinha esperança no mínimo que fosse desse tal legado da Copa.

Podia até falar da minha experiência para ir e voltar da Arena pelo canal "prático e eficiente" (só que não) que o governo sinalizou, mas acho que muitos já leram outros relatos ou até também vivenciaram este trauma. 



Imagens: José Felipe Malagueta

Em um dia onde o futebol foi menor que a incompetência generalizada, conseguiram apagar o brilho de uma disputa histórica entre dois campeões mundias. Espanha x Uruguai não valeram toda a via crucis que os torcedores tiveram que suportar.

Ou a Arena Pernambuco apresenta condições decentes, ou se tornará realmente o elefante branco a que ela foi destinada.

No mais, Copa das Confederações... ADEUS!

Mais sobre a bagunç... digo... "organização" da Copa das Confederações:
http://migre.me/f45pF